A edição 2017 do Sumário de Touros da Raça Guzerá foi lançado na noite do dia 4, durante a 83ª ExpoZebu. Entre as novidades deste ano está o resultado para genotipagem de diversos touros para o gene da beta-caseína, além dos tradicionais genes da kappa-caseína, beta-lactoglobulina, DGAT1, prolactina e tireoglobulina. O estudo revelou que dos 81 touros genotipados para a beta-caseína, 96,3% apresentam o alelo A2, enquanto 3,7%, o A1, sendo 75 touros A2A2 e seis A2A1.
O sumário é uma publicação do Programa Nacional de Melhoramento do Guzerá para Leite (PNMGuL), conduzido pelo Centro Brasileiro de Melhoramento Genético do Guzerá (CBMG), Embrapa Gado de Leite. Nos últimos 23 anos, foram provados para leite, pela utilização das mais modernas metodologias, mais de 500 touros provenientes do teste de progênie, do núcleo MOET e do PMGZ/ABCZ. O objetivo é gerar tecnologias e animais melhorados, com produção elevada e baixo custo, considerando aspectos do bem-estar animal, para sistemas de produção que utilizam o Guzerá e seus cruzamentos. Após o lançamento do sumário, a Dra. Vânia Maldini Penna ministrou a palestra “O Leite do Guzerá e do Guzolando na Pecuária Sustentável”.
O 17º Sumário de Touros da Raça Guzerá pode ser retirado na Casa do Guzerá, localizado no entorno da pista de julgamento do Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG).