A Sociedade Rural Brasileira (SRB) promove na próxima segunda-feira, dia 30 de setembro, evento especial para celebrar o centenário da entidade, comemorado em maio deste ano. Os convidados vão se reunir no Jockey Club de São Paulo, um dos patrimônios históricos da cidade, a partir das 19h. A solenidade será marcada por jantar e a realização de sete corridas de cavalo, com cada páreo nomeado por uma atividade do agronegócio.
Para prestigiar a celebração do centenário, a SRB receberá produtores rurais e autoridades dos âmbitos Federal, Estadual e do Município. Estarão presentes ainda os associados e personalidades que ajudaram a consolidar a Sociedade Rural Brasileira como uma das mais importantes entidades de classe e do agronegócio brasileiro.
Fundada em 1919, a SRB participou de episódios marcantes na história do País e se estabeleceu como uma das principais vozes dos produtores rurais brasileiros. A ata inaugural da entidade foi assinada por 50 produtores, em São Paulo. Na época, o Brasil vivia a Primeira República, ocasião da predominância da política do “café com leite” — dinâmica que envolvia a alternância de cafeicultores paulistas e fazendeiros mineiros no comando do Brasil. Foi a proximidade dos pioneiros com a economia do café que levou à fundação da SRB na cidade de São Paulo.
Desde então, a SRB capitaneou importantes movimentos, como a Revolução Constitucionalista de 1932, a mobilização da sociedade civil brasileira em 1964 e a formação das bases da Constituição Federal de 1988, com valores que deram origem à Lei Agrícola e às modernas relações do Estado com o setor privado. Hoje, atua na articulação de sugestões de políticas públicas e nas discussões de reformas necessárias para o desenvolvimento do País. Ao apoiar o produtor rural, independentemente de tamanho e da localização, a Rural, como é conhecida por seus associados, teve presidentes e diretores cujo desempenho ensejou que assumissem cargos relevantes no Governo Federal, Ministérios e Secretarias de Estados.