O Grupo Publique acompanhou a presença marcante da Sociedade Rural Brasileira (SRB) na organização e nas atrações da 26ª edição da Agrishow, realizada nesta semana que passou em Ribeirão Preto (SP). O presidente da SRB, Marcelo Vieira, abriu o evento no dia 29 de abril, ao lado do Presidente da República, Jair Bolsonaro, e dos Ministros da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Tereza Cristina, e do Meio Ambiente, Ricardo Salles, além do Governador de São Paulo, João Dória.
A entidade esteve envolvida com inúmeros espaços e várias atividades dirigidas aos empresários rurais visitantes do Brasil e inúmeros países. Esteve ao lado do Governo do Estado de São Paulo, no estande central no circuito principal do público da feira de agronegócio, apresentando projetos inovadores para modernizar o agronegócio paulista.
O projeto Rotas Rurais, que vai mapear as estradas do Estado de São Paulo e disponibilizar para a população da zona rural a localização de sua propriedade, garantindo a oferta de serviços públicos, como saúde e segurança, além de facilitar a atuação de empresas privadas, cooperativas e associação de produtores. O Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, integrando esforços para promover o desenvolvimento agropecuário e agroindustrial sustentável e proporcionar qualidade de vida aos paulistas, reconhecendo, apoiando e premiando os municípios que apresentarem os melhores resultados.
A divulgação dos números atualizados do Levantamento de Unidades de Produção Agropecuária, o censo rural de São Paulo, com informações de uso e ocupação do solo, dados socioeconômicos, tecnologias associadas a cada exploração agropecuária, máquinas e equipamentos, benfeitorias e instalações, acesso a programas governamentais e ao crédito rural.
A apresentação de novas variedades de cana-de-açúcar de alto desempenho; cultivares de feijão; um novo híbrido de milho para canjica e ração; exposição de sementes e mudas; um minissilo de metal automatizado; uma nova variedade de amendoim orgânico; produção de café sem agroquímicos; técnicas de controle biológico; trabalhos com ácaros predadores para controle de ácaros pragas no cultivo do café; o lançamento do aplicativo “Gedave Agrotóxicos”, que faz o monitoramento de cada grama desses produtos vendidos em território paulista; aplicação sustentável de agroquímicos; uma técnica que viabiliza produção de maracujá em áreas contaminadas com a morte prematura; a biblioteca digital de alimentação saudável que pode ser acessada por QR Code e o evento “Comercializar eis a questão”, que reuniu importantes representantes do setor para discutir e apresentar informações que auxiliem os pecuaristas nas tomadas de decisões que impactem em melhores resultados no momento da comercialização da carne.