Estimado Sr. Carlos Alberto
- Diretor de Redação do Agro Guia
Inicialmente gostaria de cumprimentá-lo pela publicação do AGRO GUIA, o qual considero de muita utilidade não apenas para o produtor rural e toda a comunidade relacionada ao agronegócio como também para os pesquisadores e comunidade brasileira em geral face as importantes informações contidas no referido Guia.
Gostaria agora de apresentar-me. Sou pesquisador geneticista especialista em abelhas, aposentado da USP de Ribeirão Preto e há seis anos vivendo em Mossoró-RN onde me dedico à UFERSA como docente colaborador contratado e Diretor do Centro Tecnológico de Apicultura CETAPIS-RN. Há mais de três anos venho dirigindo ,juntamente com meu filho Daniel M.Gonçalves, propietário da empresa 6P Marketing & Propaganda de Ribeirão Preto-SP, uma Campanha nacional de proteção às abelhas, SEM ABELHA SEM ALIMENTO conduzida pela organizaçao BEE OR NOT TO BE cujo site é www.semabelhasemalimento.com.br , lançada em Mossoró-RN em 2013 pela empresa CETAPIS-RN e em Kiev, na Ucrania, em 2013 no Congresso Internacional de Apicultura da Apimondia, sendo uma iniciativa do CETAPIS-RN e da UFERSA, com apoio da USP, APIMONDIA, FILAPI, CBA e ABEMEL e desenvolvimento pela 6P Marketing & Propaganda. A campanha deve-se ao fato de que as abelhas estão sumindo no mundo devido a vários fatores sendo o mais importante os agrototóxicos devido ao seu uso indiscriminado. Nossa campanha tem crescido muito e se tornou internacional, já tendo recebido muitos premios nacionais e internacionais. Entre as várias ações fizemos uma moção de apoio à campanha (abaixo assinado) com mais de 23.000 assinaturas e já entregamos tanto ao MMA e IBAMA como ao MAPA . No sentido de detectar ocorrências de morte de abelhas lançamos , on line, há dois anos, um aplicativo, o BEE ALERT cujo site é o seguinte: www.semabelhasemalimento.com.br/beealert e ,graças ao mesmo, tanto apicultores como meliponicultores, pesquisadores e leigos interessados em abelhas podem usá-lo para apontar ocorrências de morte ou desaparecimento das abelhas, suas causas, danos, prejuizos econômicos etc. e cujos dados pretendemos oferecer às autoridades brasileiras para providências. Gostaria de convidá-lo a abrir nossos sites da Campanha para que V.Sa. tenha idéia da amplitude de ações que desenvolvemos e de maneira espontanea e sem nenhuma subvençao oficial ou privada. Como docente e trabalhando em pesquisas sobre abelhas há muitos anos na USP resolvi dedicar-me à causa das abelhas que estão desaparecendo e por essa razão desenvolvi com meu filho a Campanha em questão.
Como constatei, no exemplar do Agro Guia de 25/6/2016, a existência de um importante artigo de autoria de André Casagrande “Aplicativos, a onda da vez ” cuja relação de aplicativos tive a oportunidade de ler, gostaria de manifestar minha opinião da importância que os mesmos apresentam para o desenvolvimento da agricultura e agropecuária brasileira. Nesse sentido gostaria de solicitar a sua especial atenção e colaboraçao no sentido de divulgar no AGRO GUIA a nossa Campanha bem como o nosso aplicativo BEE ALERT que considero de interesse dos produtores rurais e cujos resumos tomo a liberdade de apresentar, a seguir:
“SEM ABELHA, SEM ALIMENTO” é a maior campanha de proteção às abelhas da América Latina, conduzida pela organização BEE OR NOT TO BE. Tem o objetivo de conscientizar a sociedade para a importância das abelhas, e alertá-la para os riscos do declinio mundial destes polinizadores. É importante conhecer as causas do problema, e também as formas de ajudar a combatê-lo. A Proteção às abelhas é um tema que diz respeito a todos, pois sua importância se manifesta em 12/3 de todos os alimentos que chegam a nossas mesas, na manutenção de matas e florestas, e na preservação da biodiversidade. As respostas teóricas para essa questão voce encontra no site da campanha. As respostas práticas dependem de voce. Fique informado sobre o universo das abelhas. Cadastre-se pelo site na Comunidade “Bee or not to be” e pelo site www.semabelhasemalimento.com.br e atualize-se pelo facebook BEEORNOTTOBE.
“BEE ALERT”
Com o aplicativo Bee Alert, apicultores, meliponicultores , leigos interessados em abelhas e a comunidade científica podem registrar e documentar, numa plataforma única, on line, as ocorrências de desaparecimento ou morte de abelhas em todo o mundo, indicando o local, intensidade e possíveis causas (agrotóxicos, doenças, pragas, manejo etc. ). A informação gerada de forma colaborativa contribui para o estudo deste fenômeno, e representa grande contribuição ao esforço de proteção às abelhas. Os dados são sigilosos e seráo usados para fins científicos. Acesse agora o seu celular, tablet ou desktop e notifique suas ocorrências. O aplicativo está disponível no site: ” www.semabelhasemalimento.com.br/beealert ” , bem como na Apple Store e Google play.
Sr. Carlos Alberto, ficaria muito grato em poder contar com a imprescindível colaboração de V.Sa. e aproveito para colocar-me à inteira disposição.
Cordialmente,
Prof.Dr. Lionel Segui Gonçalves