Exposição acontecerá em Arapoti, no Paraná, e apresentará resultados do programa de seleção de touros para imunidade da Semex e da produção de embriões do Cenatte.
Terceiro maior produtor de leite do Brasil, o estado do Paraná sedia, neste mês de julho, a 47ª edição da Expoleite, uma das mais importantes exposições de pecuária leiteira do País. O evento será de 25 a 27 de julho, no Parque de Exposições Capal, em Arapoti. A expectativa é ter um bom volume de negócios, especialmente na parte de genética bovina, já que o segmento fechou com elevação de 8,4% nas vendas de sêmen das raças leiteiras no primeiro trimestre de 2019 em comparação ao mesmo período de 2018, segundo dados da Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia).
De acordo com o distrital na região ABCW do Paraná da empresa de soluções genéticas Semex Brasil, Hilton Ribeiro, esse maior investimento em tecnologias por parte do produtor está atrelado à melhoria dos preços pagos pela indústria pelo litro do leite neste ano. “Houve um início de bons preços e agora, com a entrada do inverno, esperamos um aumento no consumo de leite pela população, mantendo a regularidade dos preços pagos ao produtor. E a Expoleite acontece justamente em um período mais favorável para o setor, o que deve resultar em bons negócios”, destaca Hilton.
Quem pretende aproveitar a Expoleite para investir na melhoria do rebanho vai encontrar no evento tecnologias como o programa Immunity+, que identifica touros de melhor imunidade e mais resistentes a doenças. “Vamos divulgar resultados de fazendas que utilizam a tecnologia e têm melhorado a rentabilidade do negócio ao reduzir casos de doenças. Comparado com outros rebanhos, as filhas desses touros de maior imunidade têm 30% menos casos de diarreia e de pneumonia. As ocorrências de mastite caíram 20%. Esses dados vêm demostrando os mesmos resultados das pesquisas feitas no Canadá, comprovando a eficácia da seleção animal para a característica imunidade”, informa Hilton.
Outra tecnologia na área de genética que será apresentada aos visitantes da Expoleite é a produção de embriões por meio de Fecundação in Vitro. Segundo a empresa Cenatte Embriões, que conta com unidade em várias regiões, incluindo Castro/PR, os produtores do Paraná vêm recorrendo a essa biotecnologia para multiplicar no rebanho animais de alta produção leiteira, viabilizando, assim, a expansão de seus projetos pecuários. O estado concentra boa parte das maiores fazendas produtoras de leite do Brasil. “A Expoleite está entre as melhores exposições do País em qualidade e número de animais. Nesse ano, esperamos novamente que ocorra a melhor exposição de Holandês vermelho e branco do Brasil”, destaca o distrital da Semex.
Cenatte e Semex estarão com um estande na Expoleite para apresentar aos visitantes diversas soluções genéticas. A Semex é a maior central de inseminação artificial do mundo. No Brasil, a empresa fechou o primeiro semestre com aumento nas vendas em torno de 60% em relação ao ano passado. A Expoleite é realizada pela Cooperativa Agroindustrial Capal.