Em entrevista para o programa AgroPapo, da AllTV, o pecuarista José Luiz Niemeyer dos Santos, da Fazenda Terra Boa, sediada em Guararapes (SP), ressaltou que a pecuária brasileira cresce com solidez, e está encarando o desafio de produzir mais em menor espaço, ou seja, com mais eficiência.
“Nos tornamos um grande produtor e exportador de carne, porque quem está no campo é muito eficiente e contou com a adaptabilidade do Nelore nas regiões tropicais”, afirmou Niemeyer.
Para ele, que seleciona a raça há 52 anos, o criador deve estar atento à precocidade do rebanho, e programas de melhoramento são ferramentas fundamentais nesse processo.
“Vivemos a pecuária de ciclo curto, que exige uma seleção direcionada para a precocidade, com fêmeas parindo antes e machos terminados para o abate mais cedo. Tudo o que o selecionador procura fazer, ele consegue”, explica.
Na avaliação dele, o primeiro parto da vaca Nelore ainda acontece tardiamente. “Portanto, precisamos encontrar o Nelore que vai produzir bezerro, com a vaca parindo mais cedo e criando bem”, ressalta.
Niemeyer também destacou as práticas sustentáveis que adota na fazenda, a produção de BrangusJT e a realização do leilão de touros da Terra Boa que será realizado em 2 de julho.
O AgroPapo é apresentado pelo jornalista Ronaldo Luiz.
Assista a entrevista clicando aqui