Publique

Personalidade ABC | Moacyr Corsi

Prof. Dr. Moacyr Corsi é Personalidade do Ano na categoria Ensino/Pesquisa

Como todos sabem é impossível falar de pecuária moderna e de pastagens eficientes no Brasil sem mencionar o nome de Moacyr Corsi. Trata-se de uma das maiores autoridades no assunto no País, reconhecido internacionalmente. Corsi é engenheiro agrônomo e professor titular do Departamento de Zootecnia da Escola Superior de Agricultura Luiz Queiroz (ESALQ) e é palestrante dos mais requisitados para plateias concorridas e exigentes pelo Brasil afora.

O homenageado nasceu em 1944 e foi criado em uma propriedade rural na região de Socorro, interior de São Paulo. Ainda menino traçou seu destino: queria estudar alguma coisa relacionada ao campo. Fez graduação na ESALQ, mestrado na Ohio State University, doutorado na ESALQ/USP e tornou-se PhD pela Ohio State University. Possui Pós Doutorado, em West Virginia University, também nos EUA, e trabalhou como professor convidado na Massey University, na Nova Zelândia.

Atualmente é Professor Titular do Departamento de Zootecnia da ESALQ. Gosta de dizer que também é um pequeno-grande produtor (pequeno no porte, grande nos resultados) e um estudioso incansável que dispensa férias para se dedicar às pesquisas. Na ESALQ, foi um dos principais responsáveis pela criação de dois importantes centros de estágio que aliam a parte teórica à prática com uma consistente roupagem administrativa, que visa formar profissionais com uma bagagem que extrapola o universo puramente acadêmico: o Centro de Práticas Zootécnicas (CPZ) e o CAPIM, Caracterização e Avaliação de Pastagens e Manejo Intensivo.

Em 2015, Moacyr Corsi foi agraciado com o Prêmio Norman Borlaug, um dos mais reconhecidos do setor e concedido pela Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG). Trata-se de um reconhecimento mínimo a uma das maiores personalidades acadêmicas do País. Possui temperamento marcante por sua combatitividade na hora de defender a atividade pecuária como uma cultura que merece toda excelência na sua condução. Há décadas é o mais fervoroso defensor do cultivo de pastagens como fator diferencial na obtenção de lucro pelo bovinocultor.