A força da indústria de processamento de proteína animal mesmo diante de tantos desafios enfrentados no ano foi ressaltada na cerimônia de abertura da 13ª edição da TecnoCarne – Feira Internacional de Tecnologia para a Indústria de Proteína Animal, realizada na tarde desta terça-feira, 8/8, no São Paulo Expo.
O evento reúne em três dias as principais indústrias e marcas de processamento de carnes bovina, suína, de aves e peixes para a apresentação de lançamentos das mais avançadas tecnologias e soluções para a indústria de processamento, além de fomentar novas parcerias e oportunidades de transações comerciais. “A TecnoCarne concentra 85% do peso do setor de proteína animal, entre empresas e tomadores de decisão, em um ambiente que exalta a importância desse segmento para o Brasil, bem como incentiva os empresários brasileiros a investirem e acreditarem no desenvolvimento da cadeia de carnes no país. Esperamos receber neste ano cerca de 15 mil visitantes altamente qualificados, que apostam no potencial deste mercado e acreditam na retomada da economia”, afirmou o diretor da TecnoCarne, José Danghesi, na abertura do evento.
O cenário desafiador que o setor enfrenta desde o início do ano foi ressaltado pelo presidente da ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento, Arnaldo Basile Junior, que enalteceu a postura empreendedora dos empresários brasileiros. “A cadeia tem dado provas diariamente de como superar a crise driblando os desafios, reforçando ainda mais a importância desse mercado para a economia”, destacou.
“Estamos acompanhando o crescimento constante do investimento em armazenagens com tecnologia de ponta. Para nós, é muito importante estarmos presentes neste evento, que representa um setor que investe constantemente em implementação de tecnologias em prol do crescimento não só da cadeia, mas do Brasil como um todo”, ressaltou o presidente da ABIAF – Associação Brasileira da Indústria de Armazenagem Frigorificada, Francisco Moura.
Para o presidente da Informa Exhibitions no Brasil, Marco Basso, o evento marca a importância deste mercado que, mesmo frente às dificuldades, continua registrando bons números e expectativas de crescimento. “Apesar dos desafios da cadeia, o Brasil continua sendo um dos maiores produtores de proteínas animais do mundo, se mantendo entre as 10 maiores economias globais. Esses números reafirmam a força de negócio do país. Essa feira reflete o que é o Brasil e reforça nossa certeza de que esse período vai passar, e que voltaremos ainda mais fortes”, afirmou o executivo.
“Nos próximos três dias estaremos reunidos para debater temas de relevância e presenciar os esforços que a indústria tem feito pela saudabilidade dos alimentos e pela qualidade dos produtos oferecidos ao mercado”, enfatizou Sergio Murilo, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, representando o Secretário Arnaldo Jardim.
Ao final da cerimônia, o diretor da TecnoCarne fez uma homenagem aos 40 anos do Centro de Tecnologia de Carnes (CTC), do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), representado pela pesquisadora e diretora da entidade, Ana Lucia da Silva Corrêa Lemos. Os importantes estudos e pesquisas desenvolvidos pelo CTC ao longo desses anos também foram destaque entre as autoridades que participaram da cerimônia de abertura da feira. “Podemos dizer que há quatro décadas o Brasil era um grande importador de alimentos. Esse status só se alterou após o trabalho sério e de qualidade de instituições com o CTC, que nos colocou em um novo patamar do mercado mundial. Hoje o país é o quinto maior produtor de proteína animal do mundo, exportando para mais de 160 países, com tecnologia e qualidade”, destacou o superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Francisco Sergio Ferreira Jardim.
Ciclo de Palestras
Um dos destaques do primeiro dia da TecnoCarne foi o ciclo de palestras, com temas técnicos e de mercado abordados por pesquisadores de institutos como o CTC-Ital e FCA/Unesp, além da Amcham sobre o mercado americano e tendências mundiais para carne halal. Todas as palestras, que são gratuitas, tiveram lotação máxima.
A programação desta quarta (9/8) começa às 15h com a palestra “Tecnologias para garantir resultados na produção de carnes”, que será ministrada por Cristiano Moresco, da Foss. Às 16h, o tema “Rastreabilidade na indústria da carne por meio da pesagem” será tratado por Anderson Reginaldo Guimarães, da Toledo do Brasil, seguido por Henrique Roos, da Sulmaq, às 17h, que apresentará inovações em desossa de suínos. Às 18h, Gilberto Francisco de Souza, da Danfoss, fará a palestra “Importância e cuidados do degelo a gás quente”, finalizando às 19h com a harmonização de carnes nobres e azeites extra virgens, que será conduzida por Patrícia Galasini, detentora do título de “Embaixadora do Azeite no Brasil”.
A programação completa do ciclo de palestras pode ser consultada pelo site: https://www.tecnocarne.com.br/pt/ciclo-de-palestras.html