Trabalho do criatório preza a sinergia entre o melhoramento genético e a funcionalidade.
Animais funcionais selecionados com ênfase em rusticidade, equilíbrio e performance serão vendidos pela primeira vez pelo Carlos Eduardo Novaes durante a Expozebu, considerada a maior exposição de zebuínos do mundo e que acontece em Uberaba/MG. Serão disponibilizados lotes de embriões, prenhezes, fêmeas, machos e sêmen da raça Nelore, além de três fêmeas e um touro Sindi, em duas oportunidades: no shopping, que funcionará durante todo o período da feira (de 27 de abril a 5 de maio), das 9 às 20 horas; e no leilão, no dia 3 de maio, às 14 horas. Os dois eventos serão realizados na sede da Leilopec.
“O NeloreCEN dá preferência a animais de tamanho médio, compridos, profundos, arqueados e de bom temperamento”, conta Cadu Novaes.
Ele deixa um convite a todos os participantes da Expozebu: “Durante todos os dias do evento, nossa equipe estará na Leilopec, das 9 às 20 horas, atendendo aos interessados e, diariamente, teremos happy hour, das 17 às 20 horas!”
Neste ano em que o NeloreCEN completa 54 anos de criação, Cadu Novaes também será homenageado durante a Expozebu com o Mérito ABCZ, prêmio criado pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu como reconhecimento às personalidades que desenvolvem trabalhos em prol do melhoramento da pecuária zebuína.
Sobre o NeloreCEN
A história do NeloreCEN teve início em 1965. Iniciando com o gado controlado e registrado, desde o princípio os trabalhos focavam prioritariamente o aumento da produtividade, preservando a caracterização racial, utilizando sempre as mais modernas técnicas, desde 1970 a inseminação artificial e, mais recentemente, a transferência de embriões.
O criatório seleciona reprodutores e matrizes na Fazenda Crioula, em Valparaíso (SP), e tem seu rebanho avaliado por dois programas de melhoramento. A genética NeloreCEN está distribuída por todo o Brasil e em diversos países, como Argentina, Paraguai, Bolívia, Peru, Colômbia, México, Angola e Moçambique.