Entre os seis diretores que compõem a atual gestão da Sociedade Rural Brasileira, a pecuarista e selecionadora da raça Senepol, Simone Tanus, é a única força feminina ao lado de Teresa Vendramini, a primeira mulher a assumir a Presidência da entidade em mais de um século.
A criadora trabalha com pecuária há mais de 30 anos na Fazenda Morada do Sol, que fica no município de Nioaque, Mato Grosso do Sul. O dia a dia e os conceitos de produção são pautados com uma atenção especial e o olhar focado em bem-estar animal, eficiência e responsabilidade ambiental. “Dentre minhas metas como pecuarista, as palavras eficiência, desempenho e rentabilidade vêm atreladas à responsabilidade ambiental, sustentabilidade e humanização da equipe. Tenho cuidado especial com a satisfação dos colaboradores, procuro motivá-los a desenvolver suas aptidões” diz a criadora.
Simone acredita que a gestão humanizada pode fazer muita diferença no campo. “Quando um colaborador trabalha fazendo o que gosta, ele se mantém focado e procura aprimorar suas rotinas. Isso reflete em maior produtividade, condições melhores para os animais e aumento da lucratividade”, destaca.
A grande escola de pecuária de Simone Tanus está na produção das terras sul-mato-grossenses, em que ela e o marido trabalham em diferentes segmentos da atividade pecuária. “O Carlos investe todo o seu know-how no setor de recria e engorda da propriedade, desenvolvendo uma pecuária eficiente, intensificada e de ciclo curto. Eu trabalho com melhoramento genético, buscando o aumento de produtividade através do uso de tecnologia. Temos um criatório da raça Senepol e um exemplo desse trabalho é a multiplicação dos animais melhoradores por Fertilização in Vitro (FIV). Estou muito contente com os resultados e me sinto estimulada com as expectativas positivas para o futuro”, diz a selecionadora.
A vivência no campo e a excelência do trabalho dentro da atividade avalizam a atuação da criadora à frente do Departamento de Pecuária da Rural. “Quando a Teresa me convidou para dar sequência ao trabalho dela, foi uma grande honra, mas também estava ciente da enorme responsabilidade em representar a Sociedade Rural Brasileira. Nossa presidente compôs uma diretoria forte, dinâmica, colaborativa, que trabalha de forma alinhada”, diz a criadora.
A SRB promove os interesses do produtor rural e o desenvolvimento do agronegócio ao atuar na defesa de questões políticas e legislativas do setor, mediando e influenciando a tomada de decisões em diversos âmbitos públicos, como Governo Federal, Tribunais de Justiça e comunidades internacionais.
“A Teresa tem algumas prioridades durante a sua gestão. A pauta ambiental e a defesa sanitária serão amplamente discutidas, por isso, vou voltar meus esforços para integrar o Agro e a sociedade. Trabalhar na divulgação de todo esse pacote sustentável da pecuária brasileira em nível global. Comunicar que nossa legislação ambiental é uma das mais avançadas e sérias do mundo e que nós, brasileiros, produzimos com eficiência, lucratividade, e temos um cuidado todo especial com o meio ambiente”, conclui Simone Tanus.
O Grupo Publique parabeniza a criadora Simone Tanus pela nomeação pessoal, a ABCB Senepol por ter uma de suas associadas em tão nobre missão dentro da Rural e deseja sucesso a toda diretoria de Teka Vendramini.