PREZADO PARCEIRO, considerando o momento delicado que passamos, torna-se necessário medidas emergenciais, visando minimizar os impactos na solidez de nossas cooperativas. As autoridades do setor de saúde e da economia têm desenvolvido esforços para que possamos atravessar essa turbulência. Ao mesmo tempo, compete aos líderes das cooperativas desenvolverem um conjunto de ações que possam nortear a travessia nesse momento. Para isso, a MPrado e sua equipe de consultores vem interagindo com conselhos de administração, órgãos do governo, empresas e cooperativas, conduzindo em conjunto comitês de gerenciamento de crise. E ainda preparou um série de ações como contribuição aos líderes cooperativistas para o enfrentamento do momento desafiador em que todos estamos inseridos.
MEDIDAS ESTRATÉGICAS
Respeitar a gravidade do covid 19, adotando as medidas preventivas apresentadas pelas autoridades competentes. Resguardar as lideranças das cooperativas, principalmente conselheiros e diretores, sendo um dos papéis do conselho preservar a saúde e integridade dos seus membros para garantir a Governança.
As cooperativas são fundamentais para manter a cadeia produtiva agroalimentar funcionando, para que não tenhamos problemas de abastecimento, e devem manter suas plantas operacionais abertas para receberem a produção (respeitando as diretrizes das autoridades). Os cooperados precisam receber insumos, assistência técnica e serem orientados de todas as mudanças que se fizerem necessárias.
É de suma importância que as decisões permeiem e tenham o engajamento em todos os níveis dentro das cooperativas, através da criação de um gabinete de crise, para que os mesmos se reúnam diariamente de forma remota e possam manter o processo de comunicação eficaz com os colaboradores e cooperados.
O relacionamento com os clientes, cooperados, fornecedores e prestadores de serviços precisam ser mantidos, utilizando ferramentas tecnológicas (telefone, e-commerce, vídeo conferência, whatsapp, telemarketing, entre outras ferramentas) para que a comunicação e os negócios continuem acontecendo de forma clara e objetiva, amenizando o distanciamento entre as partes neste período.
O mercado de commodities tem apresentado grandes oscilações, que apresentam momentos favoráveis para fixações presentes e futuras, permitindo uma maior segurança e rentabilidade para os negócios da cooperativa.
Reavaliar a cadeia de produção e redistribuição com novos fornecedores e clientes.
Adaptar a gestão de pessoas, atentando para as medidas contingenciais publicadas pelas autoridades nos últimos dias.
Verificar com os principais fornecedores os impactos atual e futuro (safra 2020/2021) no fornecimento de insumos agrícolas e demais produtos, considerando que, hoje, a produção de princípios ativos de várias indústrias na China e na Europa foram impactadas por férias coletivas e suspensão momentânea de produção. Elaborar um plano de contingenciamento para que reduza possíveis descontinuidades no fornecimento de insumos para as cooperativas, e, consequentemente, todos os clientes cooperados e não cooperados.
MEDIDAS FINANCEIRAS
Gerenciar o Fluxo de Caixa diariamente com rigor.
Revisar o planejamento financeiro considerando um cenário recessivo e utilizar as medidas contingenciais que as autoridades têm estabelecido. No médio prazo, será necessário revisar o orçamento econômico e financeiro.
Rediscutir os contratos com os bancos, afim de reduzir os custos e despesas efetivas.
Análises das garantias, considerando inclusive a possibilidade das fracionadas.
Atentar às postergações dos contratos financeiros.
Maior atenção na concessão de crédito e gerenciamento mais amplo na carteira dos recebíveis.
Postergar investimentos.
Equalizar as despesas e receitas ao contexto atual.
Revisar a exposição e tolerância a riscos, considerando a volatilidade de preços e índices, o momento exige maior cautela.
A MPrado, ciente do seu papel como parceira no desenvolvimento e sucesso de cada cliente, coloca-se totalmente a disposição para apoiá-los em qualquer tomada de decisão. Sabemos que este é um momento delicado e gostaríamos de contribuir com a nossa experiência e conhecimento, orientando e recomendando ações afim de minimizar os impactos.
Para isto, estamos disponibilizando, gratuitamente, o CheckUP COOP (aplicativo de inteligência artificial), onde cada cooperativa poderá acompanhar o desempenho dos seus principais setores, das cooperativas regionais e nacionais, obtendo dados reais para auxiliar na tomada de decisão e receberá alertas pontuais nos momentos em que a cooperativa apresentar números abaixo do esperado. Estaremos em tempo integral lhes auxiliando para corrigir desvios e apresentando laudos com ações corretivas, inclusive com a realização de mentorias gratuitas para os nossos clientes nos próximos 30 dias.
Temos certeza que a nossa união, dedicação e com a força do agro atravessaremos mais esse momento e certamente sairemos ainda mais fortalecidos.
Atenciosamente, Uberlândia, 26 de março de 2020.
Diretoria MPrado Cooperativas.