A raça bovina Senepol terá entre os dias 29 de abril e 5 de maio um evento especial na Capital do Zebu, a cidade mineira de Uberaba, que é considerada um dos maiores polos de genética bovina do mundo. A “Mostra Senepol na Terra do Zebu” acontecerá na Central Uberaba e terá em sua programação um dia de palestras e exposição de touros, matrizes e bezerros com registro genealógico e de animais meio-sangue da raça pertencentes a criatórios associados à Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol). Como o Brasil é referência mundial na seleção da raça, a expectativa é de que visitantes de vários países passem pelo local.
Além de conhecerem exemplares da raça, os participantes terão a oportunidade de se aprofundar sobre a pecuária de corte e sobre as novas tecnologias aplicadas à seleção animal e ao manejo. No dia 3 de maio, a partir das 9h, especialistas brasileiros e do exterior ministrarão palestras técnicas. O diretor da Hangar Projetos Estratégicos, Jorge Dias, abrirá o evento falando sobre as estratégias para atuar no mercado externo de genética bovina. Já o superintendente Técnico, Celso Menezes, abordará o tema cruzamento industrial. O médico veterinário, Athos de Assunção Pastore, apresentará as práticas de reprodução. Na sequência, o pesquisador da UNESP, José Fernando Garcia, destacará os benefícios da genômica aplicadas na raça Senepol. O pesquisador norte-americano Tad Sonstegard, especialista em edição de genes, encerrará o ciclo de palestras abordando a história da raça Senepol através da genômica. A palestra terá tradução simultânea.
Ao final das apresentações, os visitantes poderão degustar a carne Senepol, que tem como diferenciais a maciez e o sabor. A parte da tarde do dia 3 de maio será destinada às visitas monitoradas pela Central Uberaba, quando os participantes poderão conhecer os touros da raça que estão em coleta de sêmen na empresa.
O evento é resultado da parceria firmada neste ano entre a ABCB Senepol e a Central Uberaba para a promoção da raça e a viabilização da coleta de sêmen e de embriões para todos os criadores, independente do tamanho da propriedade. “A raça está cada vez mais sendo utilizada em cruzado industrial com raças zebuínas por garantir maior ganho de peso em menor tempo, encurtando o ciclo de produção. Além disso, apesar de ser um taurino, consegue cobrir a vacada a campo mesmo em regiões de clima quente”, assegura o presidente da ABCB Senepol, Pedro Crosara Gustin.
Uma pesquisa divulgada neste ano pela Scot Consultoria atestou que os ganhos com a raça na pecuária comercial vão desde a fase de nascimento e desmama até o abate. Os bezerros meio-sangue são desmamados com uma arroba a mais e, na fase final de produção, é possível abater as fêmeas cinco meses mais cedo, enquanto nos machos a redução é de quatro meses, todos comparados a outras raças.
De acordo com o diretor da Central Uberaba, Gilmar Ferreira, a mostra “Senepol na Terra do Zebu” vem para auxiliar os criadores no trabalho de melhoramento genético das raças bovinas. A Central Uberaba tem capacidade total para abrigar 69 touros, coleta cerca de 30 mil doses por mês e, neste ano, oferecerá também o serviço de produção de embriões em parceria com a empresa Origem. A Central Uberaba está localizada na BR 050, KM 158.
Os criadores associados à entidade interessados em participar do evento podem fazer inscrição até o dia 23 de abril por e-mail (marketing@senepol.org.br).