A AC Proteína e Fazenda Araponga (Shiro Nishimura) unem forças para promover o Leilão Reserva ExpoGenética, que ocorre no dia 24 de agosto, às 21 horas, em Uberaba (MG). Para coroar a mostra que se tornou um marco na democratização do melhoramento genético das raças zebuínas, juntos comercializarão 70 touros Nelore PO avaliados pelo Geneplus/Embrapa. Este programa já reúne em seu banco de dados mais de 3,6 milhões animais avaliações, das quais 65% são da raça Nelore. A organização é das leiloeiras Programa Leilões e Central Leilões, com transmissão ao vivo pelo Canal Terra Viva.
São eles os mesmos criadores que surpreenderam o mercado nacional recentemente ao promover um leilão de touros e matrizes Nelore com elevado percentual de marmoreio, característica que muitos acreditavam inexistir no zebuíno. A avaliação de carcaça, somada ao tradicional modelo de teste de progênie, revelou exemplares com fantásticas réguas de DEPs em fertilidade, ganho de peso, marmoreio, rendimento e acabamento de carcaça. Agora, repetirão a dose na ExpoGenética.
“Quando resolvemos promover o Leilão Reserva ExpoGenética, definimos que seriam ofertados nossos melhores reprodutores, unificando raça, funcionalidade e índices genéticos superiores no Programa Embrapa Geneplus com as melhores classificações em avaliação de carcaça e qualidade de carne. São reprodutores da reserva, os mesmos utilizados em nossos programas de seleção. Estamos abrindo mão de uma genética impecável”, garante Rodrigo Delgado, gerente da AC Proteína.
Atuando no mercado agropecuário há cinco décadas, com foco na terminação de bovinos em sistema de confinamento, a AC Proteína respondeu por 230 mil animais terminados em 2015. Em busca de melhor conformação frigorífica, há oito anos, o empreendimento decidiu começar sua própria seleção de Nelore PO, que já conta com 1.500 matrizes. Rodrigo acrescenta que, todos os anos, mais de 1.200 animais passam por aferições zootécnicas na Fazenda Catarina, em Barra do Garças (MT), quando são identificados os melhores candidatos nas caraterísticas produtivas e econômicas indispensáveis na pecuária de corte. “Utilizamos as mais modernas tecnologias em nossas estruturas de fazenda, como a ultrassonografia de carcaça (DGT Brasil) e a revolucionária genômica, através do Programa Max Bife (Embrapa Geneplus) ”, ressalta.
Já o promotor Shiro Nishimura, dono da Fazenda Araponga, em Jaciara (MT), é criador de Nelore, há quase três décadas. Começou adquirindo animais de cabeceira de Nelson Pineda e Hiroshi Yoshio. A previsão é que seu plantel alcance a marca de 800 matrizes no próximo ano, e o foco de seu negócio está na comercialização de touros geneticamente melhoradores.
Nishimura também é participante do Programa Embrapa Geneplus. Foi através do programa que acabou descobrindo uma variedade de exemplares com genes predominantes para o marmoreio em seu plantel, trabalho que posteriormente ganhou reforço da DGT Brasil. Há seis anos, DEPs para Área de Olho de Lombo (AOL), Espessura de Gordura Subcutânea (EGS) e Marmoreio (MAR) são apresentadas pelo programa (Geneplus/Embrapa).
“Selecionamos reprodutores com aprumos e perímetro escrotal corretos, férteis, de boa musculatura e outras qualidades que impactam na lucratividade do pecuarista. Temos a convicção de que a ultrassonografia de carcaça e as novidades apresentadas constantemente pelo Geneplus/Embrapa colocarão o Nelore em um patamar diferenciado. Já identificamos nossos melhores exemplares para qualidade de carne e parte desta incrível genética será disponibiliza neste leilão”, afirma Nishimura.
SERVIÇO
LEILÃO RESERVA EXPOGENÉTICA
Data: 24 de agosto, às 21 horas
Oferta: 70 reprodutores Nelore PO avaliados pelo Geneplus/Embrapa
Local: Tattersal Rubico Carvalho, em Uberaba (MG), durante a ExpoGenética
Transmissão: Canal Terra Viva.
Cadastro e Lances: (43) 3373-7077/ (18) 3622-4999, nas leiloeiras Programa Leilões e Central Leilões
Promoção: AC Proteína e Shiro Nishimura (Fazenda Araponga)