Grupo Publique exclusivo no lançamento da RENAI

O Presidente do Grupo Publique e apresentador do programa Fala Carlão, Carlos Alberto da Silva, o ‘Carlão da Publique’, foi o único convidado da imprensa a participar do evento que marcou o lançamento oficial da Rede Nacional de Irrigantes (RENAI), nesta quarta-feira, dia 7 de dezembro, em Brasília (DF). “Irrigação é prosperidade para o Agronegócio e para a economia brasileira. E uma poderosa ferramenta para aumentar a produção e a qualidade dos alimentos, contribuindo para a segurança alimentar”, argumentou o político e empresário Guilherme Coelho, dono do empreendimento Santa Felicidade em Petrolina (PE) e Presidente da Associação Brasileira dos Exportadores de Frutas (ABRAFRUTAS). Coelho já foi prefeito de Petrolina em dois mandatos, ocupou um assento na Câmara Federal e conversou com o Carlão durante a última COP 27, realizada no Egito.

A RENAI foi oficializada na capital federal em junho passado, tem o objetivo de representar o setor de irrigação e fazer a interlocução com diversos setores da sociedade, tendo sido idealizada pelo pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Lineu Neiva Rodrigues. Atualmente, é presidida por Luiz Roberto Barcelos. É uma entidade sem fins lucrativos, composta por associações de irrigantes, polos de irrigação, pelo principais nichos da agricultura que dependem da irrigação e as principais empresas de irrigação. Atualmente é constituída por mais de oitenta integrantes com representatividade no setor, espalhados estrategicamente pelo Brasil.

Apesar de seu alto potencial tecnológico para a melhoria na quantidade e qualidade alimentar, a irrigação sobre pelo alto índice de desinformação, que dificulta o avanço de novas áreas de cultivo irrigado. O déficit de conhecimento favorece a polarização entre os usuários de recursos hídricos, que ao invés de cooperarem entre si, entram em disputas. Água é sinônimo de diálogo, de compartilhamento e de integração. Não deve ser geradora de conflitos, mas sim de oportunidade para o desenvolvimento.

plugins premium WordPress