Nesta semana, Avaré (SP) está sendo o destino de milhares de pessoas de todo o país, atraídos pelas competições entre os cavalos da raça Quarto de Milha. Desde o dia 23, a cidade sedia o 28º Congresso Brasileiro Conformação e Trabalho da ABQM – Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha –, com a participação de 5 mil conjuntos, em 19 modalidades esportivas. As disputas pelos prêmios ultrapassam R$ 1 milhão e as provas estão sendo realizadas nas três arenas do Parque de Exposições Dr. Fernando Cruz Pimentel (EMAPA).
Cerca de 2 mil animais e 1,2 mil competidores, de vários estados brasileiros, estão presentes. “Distribuiremos mais de mil troféus e 250 fivelas aos campeões”, destacou o presidente da associação, Edilson de Siqueira Varejão Júnior. O evento vai até o dia 29.
Nos últimos cinco anos, 29 mil animais da raça foram comercializados em todo o país, por preços médios acima de R$ 25 mil, o que demonstra uma boa liquidez nos negócios com Quarto de Milha. No mesmo período, o Stud Book da ABQM registrou mais de 130 mil potros. Atualmente, o plantel do Quarto de Milha no Brasil é composto por 544 mil animais registrados, representados por 107 mil proprietários.