Após verem de perto o trabalho da Prata Agropecuária na seleção de Brahman Vermelho, o presidente do Grupo Publique Carlos Alberto da Silva, o Carlão da Publique, e o jornalista Renato Scardoelli foram até Umuarama (PR) para conhecer o rebanho de Brangus do grupo.
Acompanhados pelo proprietário Antônio Renato Prata, o Pratinha, sua nora Adrianny e as netas Isabela e Isadora, os jornalistas foram “apresentados” a animais de diferentes idades com pelagem preta ou avermelhada da Fazenda Rio Bonito.
Neste Fala Carlão!, Isadora Prata explica o processo de seleção dos animais que ficarão no rebanho e aqueles que irão para o confinamento. Acompanhe aqui.
Criatório de referência nacional das raças Nelores Mocho, Braford, Brahman Baio, Brahman Vermelho e cavalo Quarto de Milha, a Prata Agropecuária iniciou sua seleção de Brangus no início da década de 1990, partindo de um rebanho de Tabapuã vermelho, oriundo de genética própria.
Na década de 2.000, a Prata importou touros e duas novilhas dos Estados Unidos, que se tornaram doadoras nos anos seguintes, formando, assim, a base genética, com touros ¾ argentinos sobre vacas ¼ americana.
Criar animais adaptados que expressem seu potencial dentro das condições de pastos é o principal objetivo dos proprietários desde o início. Um trabalho que tem passado de geração para geração.
“O trabalho começado há vinte anos com a segunda geração da Prata, agora já está na terceira” explica Adrianny Prata.
Ela aproveitou para convidar todos os amigos e amigas do Fala Carlão! para o leilão de Brangus da Prata que acontece em setembro, durante a Expo Prudente, em Presidente Prudente (SP).
Clique aqui e conheça mais sobre o rebanho de Brangus e um pouco da história dos colaboradores da Fazenda Rio Bonito.