A Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP) lançou na última semana a edição de maio do Sumário de Touros.
A Genética Aditiva, empresa de melhoramento genético localizada em Campo Grande (MS), se destacou na publicação. Dos 10 primeiros colocados, oito touros pertencem à empresa e dois exemplares são descendentes de touro da bateria.
“A Genética Aditiva, que já tem o trabalho voltado para animais férteis, precoces, longevos e avaliando características de carcaça a décadas, mais uma vez está na frente. Oito dos dez primeiros animais da consulta pública de touros são REM”, revela a zootecnista e consultora da ANCP nos estados de Mato Grosso do Sul e Goiás, Adriana A. de Lima Nogueira.
De acordo com Adriana, o sumário da ANCP avaliou o Mérito Genético Total Econômico (MGTe), índice de seleção desenvolvido pela ANCP, durante mais de dois anos e que envolveu pesquisadores e técnicos de várias instituições. “O objetivo desse índice é identificar os animais mais rentáveis para os consumidores de genética de alta qualidade”, diz Adriana.
O MGTe tem a seguinte composição: 15% Precocidade Sexual (6% IPP + 9% 3P); 8% Habilidade Materna (3% MP120 + 5% MP210); 40% Crescimento (16% DP210 + 24% DP450); 22% DSTAY; 6% Fertilidade (3% DPE365 + 3% DPE450) e 9% DAOL.
1º Lugar
O primeiro animal da consulta pública de touros é o REM Vokolo (MGTe 26,90 – TOP 0,1%), filho do Rem Ricket em vaca Rem Oneraldo. “A conquista da primeira posição revela que a Genética Aditiva conseguiu ao longo dos anos produzir animais geneticamente superiores nas diversas características produtivas e reprodutivas”.
Veja abaixo a classificação:
1º) Rem Vokolo
2º) Rem Caldonegro
3º) Rem Caballero
4º) Rem Armador
5º) Rem Alto Astral
6º) Rem Torixoréu
7º) Rem Campero
8º) Rem Agulhado
9º) X9 J Machado (Torixoréu)
10º) Omel Incolor (Torixoréu)