Em entrevista ao Canal Terraviva, criador José Luiz Niemeyer dos Santos detalhou o trabalho desenvolvido na seleção das raças
O pecuarista José Luiz Niemeyer dos Santos, tradicional selecionador das raças Nelore e Brangus na Fazenda Terra Boa, participou do quadro Assunto de Primeira, do programa Dia-a-Dia Rural, do Canal Terraviva.
Ao jornalista Otávio Ceschi Junior, José Luiz detalhou a trajetória do criatório. Segundo ele, a criação teve início com um rebanho comercial da raça Nelore, passando pelo investimento nas primeiras matrizes puras em 1964 e ingresso nos principais programas de avaliação genética do país, como o Nelore Brasil, da Associação Nacional dos Criadores e Pesquisadores (ANCP).
“A melhoria contínua nos processos produtivos e a evolução genética do rebanho sempre foi o foco da criação, porém sem deixar de lado a preocupação com a morfologia dos animais e suas características raciais, importantes para a preservação da raça Nelore”, explicou.
O pecuarista afirmou que a paixão pelo Nelore começou observando a criação de seu pai, José Travassos.
“É a raça brasileira, rústico, fértil, tem boa habilidade materna, ainda falta um pouco de precocidade, mas já estamos trabalhando para corrigir isso”, afirma.
Ele contou, também, sobre a seleção de Brangus, iniciada há 14 anos.
José Luiz aproveitou a oportunidade para convidar para o Leilão Touros Terra Boa que ofertará touros Nelore e Brangus, além de novilhas e bezerros. O evento acontece no dia 2 de julho, em Guararapes (SP).
O Grupo Publique é responsável pela assessoria de imprensa da fazenda e divulgação do Leilão Touros Terra Boa.
Assista a entrevista na íntegra clicando aqui: