O programa Fala Carlão aproveitou a Exposição Agropecuária de Franca (Expoagro 2018), realizada em Franca (SP) entre 21 e 27 de maio, no Parque de Exposições Fernando Costa, para reunir quatro especialistas e autoridades na hora de pensar em como vencer os desafios da Agropecuária do Brasil com legislação coerente, prática, de bom senso. Todos foram destaques da programação de palestras da Expoagro. Ricardo Salles, fundador do movimento “Endireita Brasil” e ex-secretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Fabio Meirelles Filho, presidente do Instituto Pensar Agro (IPA). Marcus Falleiros, delegado regional da Sociedade Rural Brasileira (SRB) para a Alta Mogiana. E o vereador Maurício Gasparini, presidente do Parlamento Regional Metropolitano de Ribeirão Preto e Conselheiro do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). Acompanhe as principais ideias destes pensadores:
Fabio Meirelles Filho – “O IPA é o braço direito da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), que conta com mais de duzentos deputados federais e senadores. É quem faz a articulação da política do Agro Brasil. Hoje, temos mais de 40 entidades que representam o segmento. A Expoagro é um evento muito importante para a região, e viemosmostrar o que é o Instituto e quais os gargalos da Agropecuária brasileira. É vital ouvirmos as bases, debater o que podemos melhorar em nossa atuação em Brasilia. Não podemos ficar distantes do dia a dia do produtor. Temos que levar melhor as reivindicações do produtor aos poderes da capital federal. Afinal, ele é quem produziu a última grande safra, mais alimentos, melhor Produto Interno Bruto (PIB), deflação dos produtos graças à produção. Nosso papel é fortalecer o setor, promover o engajamento de todos, levando ao Judiciário, Legislativo e Executivos as principais questões do segmento que precisamos resolver. Como a insegurança jurídica e as questões internacionais, que hoje são preponderantes para nosso país”.
Ricardo Salles – “Nosso objetivo é discutir as soluções práticas e regionais para melhorar o ambiente produtivo do campo. Não estamos interessados em teses, teoria, e sim soluções concretas, práticas, viáveis e que possam ser adotadas rapidamente, em nome do produtor, da eficiência, da produção, do meio ambiente, da economia, do consumidor e do país”.
Marcus Falleiros – “É muito importante trazermos essas questões para a Expoagro, que este ano está na edição de número 49. Para lutarmos por melhores condições jurídicas, produtivas e de segurança para o setor inteiro. E 2019 vai ser um ano mais do que especial para todo o segmento. Vamos comemorar 50 anos da Exposição Agropecuária de Franca e o centenário da SRB. Trabalharemos intensamente em nome do produtor rural brasileiro”
Maurício Gasparini – “É um prazer estar aqui em Franca, temos muito o que aprender com essas pessoas. Como o Ricardo Salles, que fez uma administração histórica a frente da Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo. Estamos aqui para entender melhor os desafios que precisamos enfrentar através das leis. Legislação regional e municipal, que pode sim resolver muitos problemas. Como o ‘GPS Caipira’, o georefernciamneto da zona rural de Ribeirão Preto, criado por meio de um convênio com a Polícia, para proteção do campo. E o ‘Vizinhança Solidária’, que conseguiu abaixar o índice de criminalidade nas localidade onde foram implantadas no município. E estamos prontos para lançar outra legislação municipal, a “Vizinhança Solidária Rural”.