A Fazenda Novo Horizonte, em Coxim (MS), foi o local escolhido para a realização do Dia de Campo. O evento que teve como tema “Ciência, genética melhoradora e produção em gado de corte” ocorreu no dia 02 de abril e recebeu mais de 300 convidados, entre criadores e invernistas do Brasil, que representam o início da cadeia produtiva de proteína vermelha.
O Dia de Campo teve como objetivo mostrar o trabalho da Agropecuária Jacarezinho no Pantanal, agora sob o comando de Marcos Molina, e o importante progresso obtido no melhoramento genético, desenvolvido e evoluído nestes 26 anos de seleção, hoje sob o comando do Programa Delta Gen, de amplo reconhecimento nacional.
A Agropecuária Jacarezinho abriu os trabalhos no Pantanal Sul-Mato-Grossense e mostrou os resultados da utilização constante de genética melhoradora em seu criatório. De acordo com o gerente corporativo de pecuária da empresa, Rafael Zonzini, “possuímos o maior banco de dados do mundo para gado de corte, temos uma genética melhorada e melhoradora e por isso, totalmente sustentável.Também utilizamos, de maneira pioneira no Brasil e em larga escala a tecnologia genômica e, que resulta na multiplicação da melhor dessa genética para a produção da pecuária brasileira”.
“Nossos reprodutores e matrizes possuem o CEIP – Certificado Especial de Identificação e Produção, emitido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que é concedido a apenas 27% dos animais geneticamente superiores”, completa Ian Hill, CEO da Agropecuária Jacarezinho. Ele acrescenta que o CEIP permite o trânsito dos animais em território nacional com a isenção de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), bem como libera para obtenção de financiamento em linhas de créditos federais e estaduais.
Durante o evento, teve exposição de animais, em volumes significativos e em diferentes fases da criação, em sua maioria resultantes de transferência de embrião por FIV. “Isso comprovou os benefícios do melhoramento genético, que não é somente econômico, mas que agrega valor sustentável e social, com resultado para toda cadeia”, ressalta Hill.
No local, os presentes puderam ver o rebanho da Jacarezinho, em especial as doadoras Nelore, as novilhas, os reprodutores que trabalharam na estação de monta 2015/2016, os bezerros Nelore de FIV e os bezerros meio-sangue Nelore AJ x Angus importado, filhos das doadoras do projeto.
Além do conteúdo genético apresentado, o Dia de Campo contou com a palestra do Prof. Dr. José Bento Sterman Ferraz, da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo (FZEA/USP), sobre “Seleção de Touros e Uso de DEPs Genômicas”. Dr. José Bento, uma sumidade no assunto, explicou que a “seleção genômica é uma novidade na agropecuária e é importante que os pecuaristas saibam utilizar essa nova tecnologia”. O professor ainda enfatizou que o rebanho oriundo desse tipo de seleção é fantástico e incentivou a produção de genética no Brasil. Sobre a Agropecuária Jacarezinho ter como novo presidente, Marcos Molina, Dr. José Bento destacou que o fato de Molina ser controlador de frigorífico vai contribuir muito para atender as características que o consumidor precisa e desse modo irão ser levadas em conta, coisa que não é comum nos programas de seleção. “Uma novidade muito interessante’, finalizou.
O diretor da McDonald’s, Daniel Boer, também fez palestra no Dia de Campo e abordou o tema “Sustentabilidade da Cadeia de Suprimentos”. Em uma apresentação bem informativa e embasada em exemplos, Daniel explicou o que o consumidor espera do pecuarista.
Também falou no Dia de Campo, Luciano Vacari, Presidente do IMAC, Instituto Matogrossense da Carne, que destacou a importância desta iniciativa no sentido de tornar mais transparente a relação Frigorífico/Produtor. O Instituto foi lançado oficialmente em março e consiste na instalação de 4 balanças lacradas na linha de desmontagem do boi, todas auditadas pelo Instituto, que vai emitir os romaneios de pesagem. A entidade tem a participação do Governo do Estado do Mato Grosso, dos Frigoríficos e dos Produtores.
Clique e confira a cobertura completa
SOBRE A JACAREZINHO
Referência no País em seleção de Nelore com CEIP, no ano passado, a Agropecuária Jacarezinho foi adquirida por Marcos Molina, controlador da Marfrig Global Foods.
Com uma unidade nos municípios de Wanderlei e Cotegipe, no oeste baiano, e com a incorporação das fazendas de Molina, a empresa passará a contar com um rebanho de 20.000 matrizes Nelore CEIP. Com isso, a meta é produzir, anualmente, de 3.000 a 4.000 touros com CEIP. Além de touros, a Jacarezinho produz e comercializa embriões, fêmeas, prenhezes, sêmen e bovinos para abate.
Informação para a Imprensa: Grupo Publique | publique.com
Eloiza Fontes – eloiza@publique.com