MIGUEL ARCANJO
Os produtos dos 39 integrantes da Associação Cultural e Recreativa São-miguelense, em São Miguel Arcanjo, ganharam um ponto próprio de comercialização desde segunda-feira, 2 de outubro, que aumentou em 20% a produção agrícola. Foi inaugurada a agroindústria “Sunao Kodawara” da entidade focada na fruticultura, principalmente uva. “Esse incentivo levou ao aumento da nossa produção de 150 para 180 hectares na área de plantio”, quantificou Hélio Keichi Mori, vice-presidente da Associação.
AGRICULTURA FAMILIAR
A Associação de Pequenos Produtores Rurais de Piedade (Apprupi) ganhou mais condições de expandir a comercialização de sua produção com as melhorias entregues na segunda-feira, 2 de outubro. A entidade foi beneficiada com caminhão com refrigeração, câmara-fria, palets, caixas plásticas e embaladora. Os equipamentos foram adquiridos via Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável Microbacias II – Acesso ao Mercado, em um investimento total de R$ 221.745, e ampliarão as condições de transporte das frutas e olerícolas da Associação.
ITAÍ
O secretário da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), Arnaldo Jardim, ao lado de representantes da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) e de autoridades municipais e estaduais, entregou um packing house para a Associação de Agricultores Hortifrutigranjeiros Familiares de Itaí (Agrifai), município da área de atuação da CATI Regional Avaré, na segunda-feira (2).
HARMONIA
As Secretarias de Agricultura e Abastecimento (SAA) e do Meio Ambiente (SMA) se reuniram no dia 28 de setembro, em São Paulo, para debater ações para criar e fortalecer políticas públicas para fazer uma agricultura em harmonia com o meio ambiente. O principal objetivo é substituir os conflitos por cooperação mútua, levando em conta a lógica do desenvolvimento sustentável e uma agricultura compromissada com as Boas Práticas ambientais.
PIRACICABA
Aconteceu em Piracicaba, de 26 a 29 de setembro, o curso teórico-prático sobre inseminação artificial em bovinos leiteiros. A capacitação foi ministrada pela médica veterinária Flávia Vasques, especialista em reprodução de bovinos e responsável pela Casa da Agricultura de Santa Maria da Serra. A atividade contou com a presença de 11 participantes, entre produtores e filhos de produtores de leite dos municípios de São Pedro e Charqueada.
ATUALIZAÇÃO
Sanidade, produção e reprodução de vacas leiteiras são fatores essenciais para aprimorar a produção animal. Com o objetivo de ampliar conhecimentos, a CATI Regional Presidente Venceslau, em parceria com a Escola Técnica (Etec) Professor Milton Gazzetie e com a Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), realizou, em setembro, o 1.º Dia de Campo “Atualização em Bovinocultura Leiteira” para os alunos do Curso Técnico em Agropecuária, integrado ao Ensino Médio.
BATATAIS
No final de setembro, os produtores rurais da Cooperativa dos Produtores Rurais de Agrobiodiversidade Ares do Campo (Cooperares), de Ribeirão Preto, estiveram em uma visita técnica à Associação Batataense de Agricultores Familiares (Abafa), de Batatais, para conhecer a unidade de processamento mínimo de olerícolas da Associação, instalada no assentamento Nossa Terra. Batatais é município da área de atuação da CATI Regional Franca, vizinha à CATI Regional Ribeirão Preto.
BAIXA OFERTA DE MANDIOCA
Os preços da mandioca, que atingiram patamares recordes na última semana de setembro, seguem firmes. Segundo colaboradores do Cepea, muitos dos produtores com mandioca disponível para comercialização têm priorizado o plantio, devido às recentes chuvas, mantendo baixa a oferta de raízes no mercado. Nesse cenário, a disputa da indústria pela matéria-prima continuou elevada, sustentando os valores.
(Fontes: Cati, Cepea/Esalq).