Publique

Zoetis, Agro Maripá e ANCP parceria de sucesso

Zoetis, Agro Maripá e ANCP avaliam resultados do primeiro ano no uso de tecnologias genômicas para raça Nelore

Projeto de pesquisa inédito oferece mais facilidade de análise e maior precisão no processo de seleção dos animais

A Zoetis, Agro Maripá e a Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP) comemoram em maio o primeiro aniversário do projeto inédito de pesquisa no uso de tecnologias genômicas no processo de seleção em rebanho comercial da raça Nelore. Para avaliar a evolução da tecnologia nesse período, as parceiras se reuniram, em março, na sede da fazenda Agro Maripá, em Jaguariúna/SP.

Na oportunidade, as parceiras destacaram que, após incrementar os dados do CLARIFIDE Nelore, os animais tiveram um aumento de acurácia nas características analisadas pela tecnologia. Assim, eles melhoraram a qualidade das informações tornando o processo de seleção mais rápido, eficiente e com maior ganho genético para o rebanho.

O projeto de pesquisa único avalia um rebanho de 900 fêmeas comerciais de Nelore através de um plano de melhoramento genético de cinco anos destinados para avaliar os benefícios genéticos e econômicos, consequentes ao uso de testes de DNA em condições reais.

Tecnologias genômicas estão rapidamente mudando a forma pela qual o potencial genético de gado é estimado e como criadores tomam decisões na seleção de seus rebanhos. A Zoetis oferece soluções genômicas para a pecuária incluindo CLARIFIDE Nelore, desenvolvido para estimar o potencial genético da raça Nelore em uma variedade de características de performance, reprodução e de conformação. Por meio de uma parceria com a ANCP, o único programa de EPD (Expected Progeny Difference – Diferença da Progênie Esperada) para Nelore que integra plenamente os dados genômicos em sua avaliação genética, a Zoetis é capaz de fornecer aos produtores estas valiosas informações dentro dos seus planos genéticos existentes.

“Temos muitas evidências que mostram que estamos no caminho certo. A ideia é expandir o projeto para todo o Brasil”, analisa Raysildo Barbosa Lobo, presidente da ANCP.

A Agro Maripá foi uma das primeiras fazendas a aplicar os conhecimentos adquiridos através de CLARIFIDE Nelore em seu programa de melhoramento genético. O benefício do conhecimento adicional fornecido pelo teste de DNA provou ser extremamente valioso em refinar as decisões de seleção. “A Agro Maripá é uma empresa que, no segmento de bovinocultura de corte, objetiva o melhoramento genético da raça NELORE e vem aprimorando constantemente seu processo produtivo, explica Marcelo Batista de Oliveira, proprietário da Agro Maripá. “Neste contexto surgiu a parceria com a Zoetis em seu produto CLARIFIDE”, finaliza Oliveira.

O projeto busca estender o uso da mesma informação utilizada no plantel PO para fêmeas comerciais. Grupos de novilhas gerenciadas usando dados tradicionais e novilhas gerenciadas usando dados CLARIFIDE serão mantidas e acompanhadas lado a lado por um período de cinco anos na fazenda Gairova em Mato Grosso. O desempenho destas fêmeas e seus descendentes será utilizado para estimaro impacto das tecnologias genômicas e mensurar o ganho genético durante o curso do estudo.

“As tecnologias genômicas estão bem estabelecidas no mundo inteiro. Nos EUA, o uso da genômica já é adotado em 25% dos animais da raça Angus, sendo testados mais de 100mil animais por ano ” disse Dr. Jason Osterstock, diretor global de genética global na Zoetis. “Para ajudar os produtores comerciais no Brasil a darem esse mesmo passo à frente, é muito importante fornecer uma clara demonstração do valor dessa tecnologia. Este estudo estará entre as melhores avaliações de testes genéticos já realizados sob condições reais no rebanho brasileiro”.

As predições genômicas disponibilizadas pela Zoetis e ANCP foram bem validadas em condições comerciais. Em um ensaio realizado em 2015, a predição genômica foi usada para selecionar novilhas com base no índice de seleção de mães. Um terço das novilhas que apresentaram os melhores resultados teve taxa de prenhez e de concepção por IATF 15% maiores que o terço das novilhas que apresentaram os piores resultados. As diferenças fenotípicas observadas são bastante grandes, dada a relativamente baixa herdabilidade das características produtivas.

“Atualmente, o interesse no melhoramento genético de rebanhos vem crescendo entre os produtores e as características apontadas por marcadores de DNA tornaram-se importante diferencial da empresa ao oferecer este produto”, afirma Mauro Meneghetti, gerente de produtos da linha reprodutiva Zoetis.

Os resultados deste trabalho serão apresentados ao longo do estudo, durante cada passo do processo e ajudarão a documentar os benefícios no longo prazo da seleção genômica em rebanhos comerciais.

Sobre a Zoetis

Zoetis é uma companhia global líder em saúde animal, focada em apoiar os clientes e seus respectivos negócios. Com um legado de 60 anos de história, a Zoetis descobre, desenvolve, fabrica e comercializa medicamentos e vacinas de qualidade, além de oferecer uma linha de produtos para diagnósticos e testes genéticos, somados a uma série de serviços. Com o faturamento de US$ 4,8 bilhões em 2015, a empresa trabalha continuamente para compreender os desafios reais de quem cria e se importa verdadeiramente com os animais em 120 países. Com cerca de 10 mil funcionários em todo o mundo, a Zoetis tem uma presença local em cerca de 70 países, sendo que em 11 destes possui 27 fábricas.

Atendimento ao consumidor Zoetis: 0800 011 19 19