Publique

Vem aí o Dia de Campo Tairana

A Central Tairana realiza no próximo dia 28, a partir das oito e meia da manhã, em Presidente Prudente, o Dia de Campo de Leite, marcado na própria Central. O produtor de leite está apostando no melhoramento genético para atender à demanda futura por leite e a inseminação é capaz de aumentar a rentabilidade dos negócios, além de ser uma tecnologia de mais fácil acesso e menor custo. A expectativa é de que aproximadamente 100 pecuaristas participem.

“A principal recomendação é fazer essa seleção com base nas novas tecnologias, como, por exemplo, a genômica, que permite identificar, de forma mais rápida e segura, animais com características ideais para a pecuária leiteira. Quem trabalha com a raça Holandesa deve optar por touros com bom desempenho nas características ligadas à saúde, pois terá, assim, um rebanho de maior vida produtiva e de melhores taxas de reprodução. Na raça Girolando, vale a pena investir na genética de touros que descendem de reprodutores da raça Holandesa com melhores avaliações genômicas. Quem trabalha com as raças zebuínas deve buscar novas linhagens para introduzir em seu rebanho”, explica o gerente de Produto Leite Nacional da Semex Brasil, Christian Milani Resende.

A central de coleta vem de um crescimento de 49% em 2017, com 700 mil doses de sêmen congeladas, e terá suas instalações ampliadas em mais 40 piquetes neste ano para atender a grande demanda pelo serviço de coleta de sêmen. A capacidade de coleta da Tairana passará para 180. A expectativa é de fechar 2018 com 900 mil doses coletadas. Além das mais modernas tecnologias de seleção e coleta de sêmen, o Dia de Campo terá um Desfile de Touros das raças Gir Leiteiro, Girolando e Holandês. O evento ocorrerá na sede da Tairana, localizada na Rodovia Raposo Tavares, KM 563, em Presidente Prudente.