Publique

Vem aí a ExpoBrahman 2019, com novidades!

Esse ano a feira de caráter internacional da raça promovida pela ACBB acontece de 23 a 29 de setembro, com grade comemorativa do Jubileu de Prata da raça no Brasil e chamamento à produção de “Carne Certificada Brahman”.

Com a aproximação do evento, o trabalho da diretoria da Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB), segue conquistando e a programação vai se tornando mais intensa e atrativa, disposta a fazer história nesse importante ano de comemorações dos 25 anos de seleção oficial da raça no Brasil. Seu presidente e anfitrião, Paulo Sérgio Scatolin, segue confirmando agenda visando continuar as boas discussões técnicas e oportunidades de bons negócios, em meio ao clima de confraternização que “só os brahmistas sabem construir”.

A comercialização ficará por conta de mais um Shopping Brahman, ferramenta criada para disseminar a boa genética da raça e fomentar o surgimento de novos criadores, conforme pode-se observar na última ExpoZebu. Destaques da promoção são os animais que estarão submetidos às avaliações morfológicas; portanto, premiados e até campeões.

A oportunidade estará aberta durante toda a feira (do dia 23 ao 29) e terá seu ponto alto em uma inovação: um LeiloShopping, que acontecerá no dia 27, às 19 horas, na casa do Brahman, com organização da Nova Leilões e MF Leilões (Internet), além de assessoria técnica da Prosperar. A iniciativa está chancelada pelo Pró-Genética, programa da ABCZ que trabalha na democratização de genética avaliada pela pecuária de base, em todo o território nacional.

Dourando essa oportunidade de negócios, vem o Brahman EAO, criatório baiano com vitrine em Uberaba (MG): Fazenda Reunidas. A família Odebrecht ofertará 50 reprodutores e 50 matrizes em seu Leilão Red Brahman Virtual EAO, que acontece dia 29 (domingo), das 12 às 14 horas.

No entanto, está confirmada a apresentação dos animais na fazenda para o dia 26, às 16 horas, com coquetel e muita confraternização.

A seleção EAO é uma das mais tradicionais do País, avaliada pelo Programa de Melhoramento Genético do Zebu (PMGZ). A Programa Leilões está na organização dos negócios, enquanto a assessoria técnica vem assinada pela Guto, Canário e ComProva. O frete será grátis para todo o Brasil e a transmissão ficará por conta do Canal Rural.

A organização técnica dos negócios promete rigor e trazer bovinos que efetivamente traduzam toda a evolução do melhoramento realizado no Brasil, hoje responsável por inserir a raça na pauta de exportações da bovinocultura de corte. “Precisamos fazer justiça a este momento importante do Brahman, quando seus criadores – novos ou tradicionais – voltam a se reunir em torno dos seus eventos com entusiasmo e satisfação”, reforça Maria De Lamare, gerente executiva da ACBB.

AVALIAÇÕES MORFOLÓGICAS – Na manhã do dia 26 de setembro, às 8 horas (término previsto para o final da tarde), terá início o julgamento de animais criados em regime de campo, certame de avaliações de exemplares criados em regime de pasto que vem ganhando muita expressão entre os brahmistas, responsáveis por inserir este tipo de prova para as raças zebuínas. “A cada rodada, o número de adeptos aumenta e esperamos novos incrementos para esta ExpoBrahman”, ressalta Scatolin.

No dia seguinte, períodos da manhã e tarde, será a vez da avaliação dos animais de argola, aqueles criados para manifestarem plenamente seu potencial genético, em regime especial de criação. A grande novidade será a presença dos mais de 50 anos de seleção e consagrada produção de carne do Paraguai nas avaliações morfológicas da raça nesta ExpoBrahman.

O renomado técnico, dirigente e criador Yunzo Miguel Udagawa Ferreira julgará a raça, gado de argola e de campo. Como todos sabem, o Paraguai será sede do próximo Congresso Mundial da raça em 2020. A ACBB espera uma delegação do País, na feira deste setembro.

Fechando a programação, no sábado, dia 28, acontecerá a escolha dos grandes campeões da ExpoBrahman, para animais tanto de campo quanto de argola.

MUITA CARNE DE QUALIDADE PARA FESTEJAR – Além do tradicional churrasco para os tratadores, abrindo a programação na noite do dia 25, na sexta-feira, dia 27, no final da tarde até a noite, acontecerá um curso de churrasco, integrando a grade de eventos do Brahman Jovem e como mais um evento de marketing em torno do lançamento da “Carne Brahman Certificada”.

A nova ferramenta da ACBB está em processo de implantação, angariando produtores pelo país, de modo a garantir frequência e escala comerciais ao produto. Toda a diretoria da entidade convoca os brahmistas para compreenderem melhor a estratégia e oportunidade. “A hora de crescer é agora”, chama o presidente da ACBB.

A diretoria da ACBB faz questão de informar e aproveitar este espaço para agradecer a parceria fechada entre a entidade, Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL), além de outras entidades de raça que começam a engrossar o movimento; no sentido de reunir esforços para a realização em conjunto de seus eventos de caráter nacional e internacional; respectivamente, ExpoBrahman, Expoinel e ExpoGIL; sempre com o apoio incondicional da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), na figura de sua diretoria, em especial do presidente Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges.

Fonte: Assessoria de Imprensa