Publique

Uberlândia “Cidade do Senepol” recebe Mega Evento do Senepol

O maior e mais importante evento da raça Senepol no Brasil começa nesta sexta-feira (26/08), em Uberlândia/MG, trazendo uma programação especial para mostrar o enorme potencial produtivo da raça aos visitantes da 53ª Exposição Agropecuária – Camaru Agronegócios 2016. A “Cidade do Senepol” será o ponto de encontro dos criadores e novos investidores no Parque de Exposições de Uberlândia entre os dias 26 de agosto e 7 de setembro. Segundo o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Bovinos Senepol-ABCB Senepol, Gilmar Goudard, o evento é “mais que uma feira, mais que um momento singular para conhecer a raça e seus representantes e criadores. O Camaru vem para confirmar o título de Uberlândia como a capital do Senepol e, o Brasil como o celeiro do Senepol do mundo.

Nos pavilhões da exposição, estarão expostos 310 animais de alta qualidade genética vindos dos mais renomados criatórios do país. Para quem deseja aprofundar os conhecimentos, a ABCB Senepol preparou o “Curso Intensivo sobre a raça Senepol para o Criador”. As aulas serão nos dias 30 e 31 de agosto no Camaru e permitirão aos participantes obter informações gerais sobre a raça Senepol, tais como: origem, histórico, evolução, introdução no Brasil, padrão racial, características de desempenho e reprodutivas, regulamento do Serviço de Registro Genealógico, principais linhagens, provas de avaliação, Sistema de Comunicações do Serviço de Registro Genealógico via web, dentre outros temas.

De acordo com o superintendente Técnico da ABCB Senepol,Celso Menezes, a intenção é que todo participante do curso entre com uma visão e saia com uma amplitude muito maior de conhecimento e de visibilidade sobre a raça. “Como o evento é direcionado para criadores, tratadores, estudantes e o público em geral, a linguagem utilizada será bem simples, com uma metodologia de ensino prática e objetiva. O curso também faz parte do plano de ações do CDT e da Diretoria Executiva, de expandir para todo o Brasil informações técnicas sobre o Senepol, pois se trata de uma raça nova em nosso país e que carece deste tipo de informações”, explica Menezes.

 97891159-885b-451c-95e2-1578e1eb7e9d

6af2cbd2-3661-4742-bbe2-6212b0b3db26

Oferta de genética de alta qualidade

O mais tradicional evento da raça terá ainda uma agenda repleta de eventos dedicados à comercialização de animais de alto valor genético. Para mostrar ao público um pouco da genética que estará em oferta no Camaru, haverá o Happy Hour Nova Vida no dia 31 de agosto, das 17h às 20h, no Espaço do Produtor Rural. Serão apresentados os animais que compõem o catálogo do 1 º Leilão União Senepol. O pregão acontecerá no dia 1 º de setembro, a partir das 21h, no Tatersal de Elite do Parque de Exposições Camaru, e ofertará 40 doadoras Senepol PO. Promovido pela Senepol Nova Vida, o leilão terá transmissão pelo Canal Rural, com a coordenação da Programa Leilões.

No dia 2 de setembro, a partir das 9h, será a vez do 2º Canaã Day com a oferta de mais de 80 animais e 600 embriões. O evento acontecerá na BR 365, sentido Ituiutaba.

No dia 4, a programação da raça Senepol segue no Camaru 2016 com o Shopping Senepol Belo, na Fazenda Monte Belo, a partir das 9h. Serão ofertados mais de 50 exemplares da raça.

Curso de Cortes Nobres Argentinos

Outra grande atração do evento será o “Curso de Cortes Nobres Argentinos”, que estará sob o comando do conceituado mestre parrileiro Daniel Mansour.  O evento acontece dia 3 de setembro, das 14h às 17h, no Espaço do Produtor Rural. Serão explicadas as formas corretas de fazer alguns cortes do dianteiro e traseiro meio sangue Senepol para agregar valor à carne e, assim, obter maior margem de lucro e qualidade.

O método argentino permite chegar a 52 cortes e subcortes de carne, enquanto o brasileiro obtém apenas 24 variedades. Outro diferencial do princípio argentino é não classificar a carne como sendo de primeira ou de segunda. Assim, o mestre argentino defende que é o corte errado que leva a um produto de qualidade inferior. Daniel Mansour inaugurou seu primeiro restaurante de carnes na década de 80, em Buenos Aires, e desde então é referência internacional no preparo de carnes nobres ao modo argentino.

Assembleia da ABCB Senepol

Com sede em Uberlândia, a ABCB Senepol escolheu o Camaru Agronegócios 2016 para promover sua Assembleia Extraordinária. O evento será no dia 3, das 9h às 12h, no Auditório do Sindicato Rural de Uberlândia. Os associados terão a oportunidade de discutir novos projetos para a raça, que hoje conta mais de 45 mil cabeças em todo o Brasil e cerca de 470 criadores. Introduzido no início dos anos 2000, Minas Gerais integra o primeiro lugar do ranking de criação com cerca de 13,2 mil cabeças, seguida pelo Mato Grosso do Sul e com o Mato Grosso em terceiro lugar.

Fonte: Assessoria de Imprensa Grupo Publique