Publique

Terra Boa marca presença na ExpoGenética 2017

A Fazenda Terra Boa participará da ExpoGenética 2017, entre os dias 19 e 25 de agosto, em Uberaba, MG. Participante da exposição desde sua primeira edição, em 2008, José Luiz Niemeyer já teve tourinhos classificados à bateria do PNAT (Programa Nacional de Touros Jovens) nos dois últimos anos consecutivos. Fantoche Terra Boa e GUN Terra Boa são animais TOP 3% e TOP 5%, no Programa de Melhoramento Genético das Raças Zebuínas (PMGZ).

O reconhecimento do PNAT é um fruto de um longo trabalho de melhoramento genético. Além do rigoroso critério de seleção, os animais passam por várias etapas antes de chegar ao teste de progênie. A última, realizada na ExpoGenética, envolve a votação de criadores, técnicos da ABCZ e representantes das centrais de inseminação.

Para Arnaldo Manoel Machado Borges, o Arnaldinho, presidente da ABCZ, “o trabalho de seleção Terra Boa é o modelo correto, o caminho de se fazer melhoramento genético”. Segundo ele, o principal pré-requisito do PNAT, que tem como papel identificar os melhores machos dentro da safra de todo o país baseados na avaliação conjunta de informações no campo, dos criadores e dos técnicos de todo o Brasil.

Na ExpoGenética 2017, além de Fantoche, com sêmen distribuído pela Central Bela Vista, a Fazenda Terra Boa apresentará outros sete touros destaques das últimas gerações. Os animais dividirão espaço com exemplares da Carpa Serrana, do criador e ex-presidente da ABCZ, Eduardo Biagi.

Fonte: Grupo Publique