Fazenda Terra Boa faz oferta inédita de touros Ceip

Certificação do Qualitas está entre as novidades da edição 2017

Durante o mês de junho, a Fazenda Terra Boa fará uma série de reportagens especiais sobre as novidades do 11º Leilão Touros Terra Boa, marcado para o dia 2 de julho, em Guararapes, SP. Abrindo a série dos especiais de junho está o trabalho da Terra Boa junto ao Nelore Qualitas, programa de melhoramento genético outorgado pelo Mapa e habilitado a certificar até 20% da safra de touros e novilhas a cada ano.

O Leilão Touros Terra Boa venderá uma oferta inédita de 10 touros PO com Ceip classificados em uma safra de 10.000 machos avaliados pelo Qualitas. Os animais fazem parte de um universo de 1.700 touros considerados superiores na safra 2014/2015 pelo programa que visa identificar indivíduos mais produtivos, com destaque para peso a desmama, ganho de peso pós desmama, precocidade sexual e acabamento de carcaça.

Estas informações e as DEPs de cada animal são utilizadas para o acasalamento das matrizes visando maximizar o ganho genético das gerações nascidas desde 2015, quando o programa foi incorporado à propriedade. “São características preconizadas pela Terra Boa e que vão de encontro com o que o mercado busca atualmente”, diz Leonardo Souza, diretor do Qualitas. Além do Ceip, os animais serão vendidos com o registro definitivo genealógico da ABCZ. “Trata-se de mais uma ferramenta para nos direcionar junto ao Nelore produtivo e funcional”, pontua Pedro Veiga, zootecnista da Terra Boa.

Serviço

O Leilão Touros Fazenda Terra Boa acontece dia 2 de julho às 14 horas, com a oferta de 150 animais entre machos e fêmeas Nelore e Brangus avaliados pela ANCP, ABCZ, Qualitas e NATURA. A organização é da Central Leilões com transmissão, ao vivo, pelo Canal Rural.