Publique

Suplementação mineral adequada melhora desempenho de bezerros

O leite, como principal forma de alimento para os bezerros fornece todos os nutrientes essenciais durante o primeiro mês de vida. A partir do segundo mês, o leite já não é capaz de suprir 100% de suas exigências, para que se possa obter o máximo desempenho até a sua desmama.

No entanto, dentro do sistema de produção de bovinos de corte, a taxa de desmama e a quantidade de quilos de bezerros desmamados por vaca ano influenciam diretamente a eficiência e a rentabilidade financeira da atividade, pois quanto mais pesado for o animal ao desmame, menor será o intervalo de tempo necessário para se obter o peso ideal de abate.

Conforme explica o médico veterinário Marco Antônio Finardi, do Departamento Técnico de Nutrição Animal do Grupo Matsuda, “enquanto o bezerro tem uma dieta baseada em leite, há a formação de uma estrutura denominada goteira esofágica que leva o leite diretamente ao abomaso, o estomago verdadeiro do animal. Logo, no início de sua vida, é importante que este animal passe a ingerir alimentos mais grosseiros, como farelos de grãos e alimentos fibrosos, afim de promover o desenvolvimento do rúmen, local responsável pelas fermentações microbianas, tão importantes para o desenvolvimento animal”.

Segundo o técnico, uma das formas de se aumentar o peso à desmama “é através do creep-feeding, também conhecido como cocho privativo, local onde somente os bezerros tem acesso, sem a necessidade da separação ou apartação de suas mães, ou seja, estando o bezerro ainda mamando podemos fornecer um alimento rico em proteína, energia, minerais como Zinco, Cobre, Selênio, Manganês, Fósforo e outros, e aditivos”.

O creep-feeding é um sistema composto por um cocho, que deve ser preferencialmente coberto, tendo ao seu redor um cercado de madeira ou mesmo arame liso a três metros de distância entre o cercado e o cocho, de forma a dar acesso somente aos bezerros e sempre deve estar próximo do cocho de suplemento mineral das vacas e da aguada. Com isso, é possível que se forneça um suplemento mineral proteico energético exclusivamente para estes animais. Como benefícios da utilização deste sistema, teremos bezerros menos dependentes das mães, maior peso a desmama, possibilita uma desmama precoce e melhor taxa de retorno ao cio das vacas.

Para atender às necessidades do produtor no manejo nutricional e na produção de bezerros, o Grupo Matsuda possui formulações específicas de suplementos minerais, proteicos e energéticos para bovinos de corte e de leite, que suprem as variações nutricionais que ocorrem nos alimentos conforme as estações do ano, dentro de seu Programa Desempenho Máximo, um protocolo de manejo nutricional para o rebanho, desenvolvido pelo Departamento Técnico de Nutrição Animal da empresa, com o objetivo de facilitar o emprego das diversas formulações de suplementos minerais, energéticos e proteicos pelo pecuarista, para que ele obtenha o máximo de resultados possível dentro de sua propriedade, seja ele produtor de bezerro, de carne, de leite a pasto ou confinado, independente do seu sistema de produção ou nível tecnológico adotado em sua propriedade.

Ainda segundo Finardi, no sistema de creep-feeding “o mais importante é que se forneça produtos específicos para bezerros, pois estes têm a função não somente de mineralizar, mas de acelerar o desenvolvimento do trato digestório dos bezerros, tornando-os um ruminante ativo mais rapidamente. Para isso o Grupo Matsuda mantém à disposição dos produtores rurais, formulações como Matsuda Top Bezerro Inicial, Matsuda Top Bezerro Precoce, Matsuda Top Bezerro e Matsuda Top Bezerro Desmama, que são suplementos minerais proteicos energéticos prontos para uso, específicos para o sistema de creep-feeding”