Publique

Sessão de cinema Phibro, durante a Expocorte

Na sessão de cinema Phibro, durante a Expocorte, em Uberaba (MG), o público que assistir ao filme concorrer a um DVD.

A avant première do filme que conta a história dos leilões rurais no Brasil não aconteceria sem uma cena anterior: uma conversa em uma mesa de bar com alguns personagens marcantes que estiveram presentes em leilões com figuras históricas. Entre esses participantes, estava Stefan Mihailov, idealizador do projeto e presidente da Phibro Saúde Animal, empresa patrocinadora do projeto, ouvindo essas histórias.

“A Phibro teve a iniciativa de produzir este DVD contando a história dos Leilões Rurais no Brasil para que fique eternizado em um filme tantos episódios que tem ajudado a transformar, para melhor, a pecuária brasileira. Os grandes nomes dos leiloeiros entrevistados, assim como todos os outros merecem uma homenagem especial que fique na memória e sirva de exemplo para futuras gerações”, comenta Stefan.

Na avant première, alguns dos personagens do filme receberão essa homenagem a que Stefan se refere. O DVD conta com depoimentos emocionantes dos pioneiros do leilão do Brasil, como Trajano Silva, Jarbas Knorr, Sérgio Toledo Piza, Antônio Carlos Pinheiro Machado, entre outros nomes.

“Este filme é uma homenagem a todos estes profissionais que viveram e ainda vivem do martelo, que transformaram e desenvolveram e muito a pecuária brasileira”, comenta o diretor do filme, Carlos Alberto da Silva. O projeto foi desenvolvido para ser veiculado em canais de TV, disponibilizado em portais de internet e ter cópias distribuídas entre os leiloeiros rurais e principais pecuaristas que fazem dos leilões parte de suas vidas. Além disso, a Phibro irá doar a cópia master para o Museu do Zebu, que poderá então reproduzir DVD para venda aos interessados.

O DVD “Leilões Rurais – Entre a Razão e a Emoção” apresenta imagens nos leilões de Esteio-RS e cenas dos leilões da primavera gaúcha. Sergio Piza é um dos entrevistados, fundador do Programa Leilões, Programa que significa Progresso da Amazônia e criado para explorar áreas com incentivo fiscal no norte do país. Além disso, o DVD conta com depoimentos de uma memorável geração de leiloeiros rurais, como Odemar Costa, Djalma Barbosa de Lima e Daniel Bilk Costa.

Entre os depoimentos destes leiloeiros, destaque para Demétrio Costa, que deixou suas atividades como jornalista da TV Cultura  e Rádio Bandeirantes, para se dedicar ao incipiente “jornalzinho”, cuja missão era retratar o mercado de leilões no Brasil. Outro assunto abordado é a fundação da Remate Leilões, com a liderança de José Eduardo Prata Carvalho, filho de Rubico Carvalho, que foi um dos grandes precursores dos leilões “show”, que se reproduziriam às dezenas, especialmente em casas noturnas como o Palace e o Hotel  Maksoud Plaza, entre outros.

O Brasil explorou como nenhum outro país do mundo esta modalidade de transmitir os leilões pela televisão. É nesta fase que o filme chega à Uberaba, a fim de retratar a visão da ABCZ deste negócio, mostrar a força da EXPOZEBU e da EXPOGENÉTICA. Um filme que mostra para muitos uma história repleta de curiosidades. Uma verdadeira mistura entre a razão de um negócio sério e a paixão pela pecuária.

Serviço

Lançamento DVD “Leilões Rurais – Entre a Razão e a Emoção” (Durante Circuito Expocorte – Uberaba/MG)

Data: 24.09

Horário: a partir das 17h00

Local: Parque Fernando Costa – Centro de Eventos RKC (Pç. Vicentino Rodrigues da Cunha, 110, Uberaba/MG)