Publique

Senepol participará pela primeira vez da Expointer

Rebanho da raça, que é muito utilizada em cruzamento industrial por ser altamente precoce, rústica e fértil, vem crescendo no Brasil, inclusive no Sul.

No ano em que completa 19 anos de seleção no Brasil, a raça bovina de corte Senepol fará sua estreia na maior exposição agropecuária da América Latina, a Expointer 2019. O evento, que será realizado de 24 de agosto a 1º de setembro, sediará a 1ª Exposição da Raça Senepol na Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS.

Para o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol), Pedro Crosara, a estreia na Expointer acontece em um momento de franca expansão da raça no País. Importado de Saint Croix, nas Ilhas Virgens, nos anos 2000, o Senepol conta atualmente no Brasil com um rebanho de mais de 104 mil animais registrados. “Poucas raças no País atingiram essa marca em um espaço de tempo tão curto. Em apenas 19 anos e com a importação de poucos exemplares, conseguimos multiplicar e melhorar a raça e, hoje, o Brasil é o maior polo de genética Senepol do mundo. Uma raça que está contribuindo para a pecuária de corte por ser extremamente precoce, fértil, rústica e dócil”, assegura Crosara.

A 1ª Exposição de Senepol na Expointer terá uma mostra de animais de três criatórios associados à ABCB Senepol. Eles estarão expostos no pavilhão de bovinos de corte. No local, os visitantes poderão saber por que o Senepol vem sendo cada vez mais usado nos cruzamentos. Pesquisa feita pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, apontou que fazendas usuárias da genética Senepol registraram uma receita por área 470% maior em sistemas de cria quando comparado à propriedades típicas, e de 149% em sistemas de recria e engorda.

Para mostrar ao público da Expointer as características e vantagens da raça, a ABCB Senepol realizará uma apresentação técnica no dia 26 de agosto. O técnico inspetor da entidade, Giovane Camargo, conduzirá os trabalhos a partir das 15h, na Pista Central 7 do Parque Assis Brasil. Entrarão em pista animais dos criatórios gaúchos Senepol da Coxilha, de Horizontina, Cabanha JN Senepol, de Cachoeira do Sul, e Agropecuária Triunfo, de Santo Antônio das Missões. O zootecnista Nathã Carvalho coordena a exposição de Senepol.

Na visão dos expositores, a Expointer será uma importante vitrine para a raça, que tem como diferencial manter o alto desempenho mesmo em condições adversas de clima. “O Senepol está muito bem adaptado no Sul, apresentando bom desempenho tanto no inverno quanto no verão. São animais precoces e de excelente ganho de peso”, assegura o pecuarista Paulo Moura, titular da Agropecuária Triunfo.

Segundo o criador e proprietário da Cabanha JN Senepol, Júlio César Nunes Ortiz, durante a Expointer, serão apresentados os resultados alcançados com a raça no Rio Grande do Sul. “O Senepol é mais uma boa opção de genética para os produtores gaúchos que atuam na pecuária de corte. Criamos os animais em um ambiente rústico, campo nativo, no meio da geada e, ainda assim, eles engordam muito rápido”, conclui Ortiz.

O grupo de criadores que representará o Senepol na Expointer ainda conta com a criadora Amanda Mohara Goelzer, que é sócia-proprietária da Cabanha Madezarte – Senepol da Coxilha. Ela acredita ser uma responsabilidade imensa representar a raça em uma feira das proporções da Expointer. “A expectativa e o desejo de divulgar o Senepol e disseminar a raça aqui no Rio Grande do Sul são imensos. Por isso, levaremos para a exposição, touros avaliados pelo programa de melhoramento genético Geneplus/Embrapa. Queremos mostrar que a raça tem a adaptabilidade necessária e que pode dar certo sim aqui nos campos sulinos, assim como deu para nós da cabanha Madezarte. Esperamos que esta seja a primeira de muitas participações do Senepol na Expointer”, finaliza Amanda Goelzer, que também é a responsável técnica pelo rebanho Senepol da Coxilha.

Sobre a ABCB Senepol – A ABCB Senepol é a entidade delegada do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) no Brasil para a execução do Serviço de Registro Genealógico da raça Senepol. A associação também conta com o Programa de Melhoramento Genético do Senepol (PMGS), composto por quatro pilares: Registro Genealógico, Provas Zootécnicas, Melhoramento Genético e Genômica. Referência mundial em seleção da raça, conta com um rebanho de mais de 100 mil animais registrados e reúne quase 700 associados em todo o País. Informações: www.senepol.org.br