Publique

Senepol coloca avaliação genômica “no ar”

O segundo Webinar “A Raça em Foco”, promovido pela Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol), tem como tema o “Sumário de Touros e Fêmeas e o Impacto da Genômica na sua seleção” e como painelista Gilberto Menezes, pesquisador da Embrapa Gado de Corte e gestor do Geneplus. Responsável pelo tratamento dos dados do Programa de Melhoramento Genético do Senepol (PMGS), bem como pela geração dos Sumários de Touros e de Fêmeas, Menezes trabalha junto à associação desde 2011 e coordenou a junção das avaliações genéticas e genômicas para a geração dos novos índices dos reprodutores.
O evento 100% digital será promovido pela entidade no dia 21/04, a partir de 19h30 com inscrições gratuitas e abertas a todos os interessados no link: https://bit.ly/2UT4M6a.
Segundo Gilberto Menezes, as inovações desenvolvidas e propostas para os próximos anos têm o propósito de garantir a evolução constante do PMGS, que, atualmente, já se encontra em nível satisfatório de atualização junto às demandas de mercado. “A evolução da raça Senepol é muito consistente em termos quantitativos e qualitativos. Se compararmos os animais produzidos quando iniciamos, há quase 10 anos, os que são produzidos hoje demonstram uma melhoria significativa, comprovando que os criadores estão fazendo bem o seu trabalho. A incorporação da genômica no processo de avaliação genética também foi algo importantíssimo e evidenciou essa característica de arrojo dos selecionadores da raça”, diz Gilberto Menezes.
A observação das avaliações genéticas e a utilização dos Sumários para a definição de acasalamentos é essencial no processo dinâmico de reprodução do plantel e na evolução genética de uma raça. A escolha de reprodutores avaliados para serem utilizados em rebanhos comerciais também pode representar vantagens na viabilidade econômica das propriedades pecuárias