Publique

Senepol brilha na Pista da Expointer 2019!

A raça Senepol fez sua estreia nas pistas da Expointer, a maior exposição agropecuária da América Latina, no Parque Assis Brasil, em Esteio (RS), nesta segunda-feira, com a apresentação técnica dos animais. O técnico inspetor da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol – ABCB Senepol, Giovane Camargo, conduziu os trabalhos na Pista Central 7. Em seguida, foi realizada uma degustação de carne. Entrarão em pista animais dos criatórios gaúchos Senepol da Coxilha, de Horizontina, Cabanha JN Senepol, de Cachoeira do Sul, e Agropecuária Triunfo, de Santo Antônio das Missões.

Para o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol), Pedro Crosara, a estreia na Expointer acontece em um momento de franca expansão da raça no País. Importado de Saint Croix, nas Ilhas Virgens, nos anos 2000, o Senepol conta atualmente no Brasil com um rebanho de mais de 104 mil animais registrados.

“Poucas raças no País atingiram essa marca em um espaço de tempo tão curto. Em apenas 19 anos e com a importação de poucos exemplares, conseguimos multiplicar e melhorar a raça e, hoje, o Brasil é o maior polo de genética Senepol do mundo. Uma raça que está contribuindo para a pecuária de corte por ser extremamente precoce, fértil, rústica e dócil”, assegura Crosara.

A 1ª Exposição de Senepol na Expointer terá uma mostra de animais dos criatórios associados à ABCB Senepol. Eles estarão expostos no pavilhão de bovinos de corte. No local, os visitantes poderão saber por que o Senepol vem sendo cada vez mais usado nos cruzamentos. Pesquisa feita pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, apontou que fazendas usuárias da genética Senepol registraram uma receita por área 470% maior em sistemas de cria quando comparado à propriedades típicas, e de 149% em sistemas de recria e engorda.

O zootecnista Nathã Carvalho coordena a exposição de Senepol. Na visão dos criadores, a Expointer será uma importante vitrine para a raça, que tem como diferencial manter o alto desempenho mesmo em condições adversas de clima. “O Senepol está muito bem adaptado no Sul, apresentando bom desempenho tanto no inverno quanto no verão. São animais precoces e de excelente ganho de peso”, assegura o pecuarista Paulo Moura, titular da Agropecuária Triunfo.