O 23º Seminário da ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores) aconteceu dia 12 de maio, no Centro de Convenções de Ribeirão Preto, interior de São Paulo. Cerca de 250 pessoas acompanharam as palestras e discussões sobre as inovações do melhoramento genético de bovinos de corte.
As novidades foram apresentadas por palestrantes, nacionais e internacionais, que elucidaram as dúvidas de criadores, pesquisadores, técnicos, executivos de empresas da área de genética, programadores de melhoramento genético, associações das raças de bovinos e pecuaristas.
O evento foi aberto pelo Prof. Raysildo Lôbo, presidente da ANCP, e pelo pecuarista Carlos Viacava, vice-presidente da Instituição e titular do Nelore Mocho CV, que celebraram mais um ano de sucesso de encontro. “Estamos novamente felizes em realizar mais um encontro importante como este seminário, que traz inúmeras inovações para os nossos associados. O interesse na área de genética na pecuária cresce a cada ano”, disse Raysildo. “O que fazemos aqui é importante para Ribeirão Preto, para São Paulo, para todo o Brasil e, consequentemente, para outros países”, completou o presidente.
A palestra de abertura do evento foi proferida pelo pesquisador Ignácio Aguilar, do Instituto Nacional de Investigação Agropecuária do Uruguai, que falou sobre o “Procedimento do Passo Único GBLUP em Avaliações Genéticas de Bovinos de Corte”.
O painel I contou com o tema “A aplicação de tecnologias na seleção”, moderado por Cláudio Magnabosco, pesquisador da Embrapa.
O Prof. Fernando Baldi, da UNESP de Jaboticabal (SP), palestrou sobre o tema “Calibração dos Marcadores de DNA (Clarifide 3.0) e Novas DEPs Genômicas”, trazendo um importante aditivo para os pecuaristas, que se mostraram animados com o tema discutido.
Em seguida, a Profa. Carina Ubirajara, da UFU (Universidade Federal de Uberlândia), apresentou a palestra “Avaliação Genética da Eficiência Alimentar em Bovinos de Corte”. A Professora comentou: “A receptividade é muito boa. Todos que estão aqui querem novas informações de como melhorar a sua pecuária e levam a informação para as suas regiões”.
O Painel II começou às 14h com o tema “Tecnologias reprodutiva, de manejo e genética para aumento da produção de carne”, tendo novamente duas palestras, mas, dessa vez, com a medição de Carina Ubirajara. O primeiro a falar foi Flávio Dutra de Resende, pesquisador e diretor da APTA (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios), que apresentou o tema “Como a Nutrição pode Ajudar a Expressar a Boa Genética?”.
Em seguida, o Prof. Pietro Baruselli, da USP, falou sobre o tema “Precocidade Sexual: Resultados”. Abordando os resultados de pesquisas: “Foi um prazer muito grande falar sobre os trabalhos de pesquisa que estamos fazendo na USP. Apresentei dados mais ligados à fertilidade e falei de estudos que estamos fazendo, onde tentamos diminuir cada vez mais a idade da doadora de embriões de novilhas precoces”.
O Painel II foi encerrado com um debate entre Carina Ubirajara, Flávio de Resende e Pietro Baruselli, juntamente com o Prof. Raysildo Lôbo.
A palestra de encerramento foi proferida pela Prof. Angélica Pereira, da USP, com o tema “Quanto Vale a Maciez da Carne?”. Sua explanação foi clara e lúcida. “Foi mais de uma hora de palestra e todos estavam extremamente entusiasmados com o que falamos. O retorno foi mais uma vez muito bom”, comentou a professora.
A ANCP homenageou o colaborador Danilo Matheus C. de Oliveira pelos seus 25 anos de dedicação aos programas de melhoramento genético da Instituição, em um momento de grande emoção para os familiares, colegas de trabalho e plateia.
Para finalizar o 23º Seminário da ANCP, foi lançado o tão esperado Sumário de Touros das raças Nelore, Guzerá, Brahman e Tabapuã – Maio 2017, com as avaliações de centenas de reprodutores dessas raças. Os criadores e pesquisadores, com esta ferramenta em mãos, trabalharão para fazer uma pecuária melhor e mais forte para o Brasil, utilizando as informações do sumário e as inovações do encontro.