Cacique Matinha, Semex e Rancho da Matinha

Reprodutor tem raro equilíbrio entre as principais  e mais importantes características  econômicas para a pecuária de corte, comprovado pela excelência de sua avaliação genética com prova genômica.

As vendas de sêmen bovino seguem aquecidas em 2019 e a raça Nelore deve continuar entre as mais procuradas tanto no mercado interno quanto externo. Para atender a essa grande demanda pela genética do Nelore brasileiro, a central de inseminação Semex Brasil está reforçando a parceria com um dos mais tradicionais selecionadores de Nelore, o Rancho da Matinha. O touro Cacique Matinha passa a integrar a bateria de zebuínos da Semex. Por reunir as características econômicas mais demandadas pelo mercado, a expectativa é de que Cacique figure em breve entre os reprodutores mais utilizados na pecuária de corte, tanto em rebanhos puros quanto em gado comercial.

Segundo o pecuarista e proprietário do Rancho da Matinha, Luciano Borges, Cacique Matinha é um autêntico representante dos objetivos de seleção do criatório, que trabalha com foco na produção de uma genética capaz de maximizar a produção de carne de qualidade, com o melhor custo-benefício. “Cacique é o encontro da ótima morfologia com a excelente avaliação genética. É um animal super qualificado, com raro equilíbrio entre as principais  e mais importantes características  econômicas. Destaque absoluto nas nossas avaliações intrarrebanho para ganho em peso, características de carcaça, perímetro escrotal e conversão alimentar. Nas avaliações da ANCP, é top 0,1% para peso nas diversas idades, perímetro escrotal e acabamento; top 0,5% para rendimento de carcaça; e top 1% para stayability e 3P”, destaca o criador, que seleciona Nelore há 34 anos e tem se destacado pelas inovações tecnológicas e pela implantação de um índice econômico para o rebanho, o “Índice Real Matinha”.

Dentre as tecnologias utilizadas para atestar a qualidade genética do touro Cacique da Matinha está a genômica. “A contratação do Cacique Matinha vem ao encontro da seleção que fazemos de reprodutores que vão contribuir para o desenvolvimento da pecuária brasileira. É um touro genômico, que dá a certeza de seus números, com excelente conversão alimentar e destaque em todas as características genéticas. Além disso, é um reprodutor morfologicamente perfeito, equilibrado, moderno, com excelente racial, aprumos e musculatura”, assegura Antonio Carlos Sciamarelli Junior, Gerente de Corte da Semex.

Cacique Matinha é filho do touro Armador em matriz Mandarin, com três gerações de super precoces em seu pedigree. “Será, com certeza, um futuro pai de touros e matrizes”, conclui Sciamarelli Junior.