Publique

Semex destaca inovações na ExpoFrísia 2019

Os visitantes da feira vão conhecer os programas Upgen e Immunity+. Carambeí está entre os maiores municípios produtores de leite do País e prepara-se para receber, de 25 a 27 de abril, milhares de produtores rurais de várias regiões.

A ExpoFrísia, considerada uma das exposições mais importantes do Paraná, exibirá as novidades em produtos e serviços do setor leiteiro. Uma das tecnologias que será apresentada aos visitantes é o programa Immunity+, que identifica touros com melhor imunidade e mais resistentes a doenças. Para as fazendas leiteiras, essa inovação traz grande impacto econômico, permitindo a formação de um rebanho mais saudável e produtivo e a redução de custos com medicamentos. Segundo o distrital na região ABCW do Paraná da Semex Brasil, Hilton Ribeiro, os touros de maior imunidade são capazes de transmitir esta característica às suas filhas. “Essas fêmeas apresentam resistência a uma série de doenças, tais como mastite, metrite, problemas de casco e retenção de placenta, entre outras”, explica. Além disso, a resistência a doenças aumenta a cada geração de touros selecionados com essa finalidade. A Semex é fornecedora de genética para os associados da Frísia, cooperativa organizadora do evento.

Outra tecnologia que será apresentada na Expofrísia é focada na produção de embriões: o programa UpGen. Ele permite ao produtor rural “personalizar” o embrião que irá adquirir, para atender às necessidades de produção de seu rebanho. O programa possibilita escolher as doadoras de acordo com o seu pedigree e as informações genômicas. Com isso, o produtor, seja ele pequeno, médio ou grande, consegue ter acesso à genética de grandes criatórios brasileiros. Segundo a gerente da unidade do Cenatte em Castro, Fernanda Cavallari de Castro, a partir do material genético dessas vacas, são produzidos embriões por meio de acasalamentos direcionados com sêmen de touros da Semex.

Os visitantes da Expofrísia poderão conhecer essas e outras tecnologias do Grupo Semex no estande da empresa, no interior do Parque de Exposições de Carambeí.

 Sobre a Semex – O Grupo Semex, há mais de 35 anos no mercado, carrega o conceito de ser uma fonte de soluções completas em genética bovina. No Brasil, é composto pela central de comercialização, exportação e importação de sêmen Semex Brasil, a central de coleta e industrialização de sêmen Tairana, a central de produção e prestação de serviço Cenatte Embriões e a SRC Supply, que comercializa equipamentos para IA e saúde animal.