Publique

Semana Sou Senepol é destaque da Expogrande

Uma semana de atualização e novos conhecimentos sobre o Senepol. Assim foi um dos principais eventos que movimentou a 78ª edição da Expogrande – Exposição Agropecuária de Campo Grande, a Semana Sou Senepol, realizada entre os dias 10 e 14 de abril, em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul.

No dia 10, mais de 150 participantes, entre produtores rurais, profissionais e estudantes do setor compareceram ao Dia de Campo na Fazenda San Francisco, em Miranda, localizada no coração do Pantanal Sul-Mato-grossense. Com quatro palestras e um tour tecnológico, rural e ambiental, os visitantes, recepcionados pela família Coelho, tiveram a oportunidade de aprender mais com os criadores pioneiros da raça no Estado.

No dia 11, as mulheres criadoras de Senepol tiveram uma manhã de confraternização, troca de informações e atualização sobre o tema bem-estar durante o II Encontro Mulheres Senepol, promovido pela criadora Vera Reich, da Senepol CMI. No mesmo dia, na sede da Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul), foi realizada a Assembleia Geral da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol), com a presença de dezenas de produtores rurais de várias regiões do Brasil.

O desempenho da raça no ano passado foi um dos principais assuntos discutidos. Os dados apresentados pela diretoria da ABCBS mostram que o rebanho Senepol cresceu 24% no país, em 2015, passando de 35,5 mil cabeças em 2014 ultrapassando 44 mil animais no ano passado. Minas Gerais é o estado que registra o maior plantel, com 13,5 mil animais, seguido de Mato Grosso do Sul (8.426), Mato Grosso (7.7739) e São Paulo (4.534).

Os dias 12 e 13 foram marcados pela realização do curso para criadores de Senepol, promovido pela Associação. No dia 14 de abril, foi apresentado o resultado da 5ª edição da Prova de Avaliação de Desempenho do Senepol (PADS), realizada na Fazenda San Francisco (Miranda, MS), com a participação de 108 animais. A Fazenda CMI (Camapuã, MS) foi um dos destaques na avaliação e recebeu quatro certificados, incluindo o primeiro lugar na prova 1. “

Durante a semana, ocorreram quatro leilões, o 5º leilão Senepol San & Convidados, no dia 11, que movimentou cerca de R$ 1 milhão, os leilões Deusas e Musas Senepol CMI que, juntos, registraram R$ 1,8 milhão. E, no dia 14, o leilão Reprodutores Senepol, que ofertou 80 reprodutores PO.

Fonte: Grupo Publique – Ana Brito