Publique

SBC: Pecuaristas investem para agregar valor

Fazendas que prestam serviço aos produtores, como o Grupo Mantiqueira, reforçam a importância dos processos de certificação para abrir oportunidades de mercado e exportação.

Aproximar cada vez mais os produtores de carne bovina que utilizam fazendas modernas de terminação dos anseios da indústria frigorífica e dos mercados nacionais e internacionais mais exigentes. Apostar ainda mais em dieta de primeira qualidade, investir em estruturas bem montadas nas propriedades, focar na premiação alcançada com certificações e procurar fornecer a frigoríficos mais experientes, que trabalham com vários protocolos.

A receita de sucesso vem sendo perseguida com rigor pelas empresas que oferecem os serviços de finalizar a engorda de rebanhos de terceiros, como comprovam as atividades da terceira edição do ‘Dia de Campo do Grupo Mantiqueira’, realizada na Fazenda Guaicuí, no município de Várzea da Palma (MG). Evento que apresentou várias novidades sobre Pecuária e Agricultura a quase quatrocentos criadores, lavradores e profissionais de empresas de Minas Gerais, Mato Grosso, Rondônia, Bahia e São Paulo.

O Grupo Mantiqueira atua em diversas áreas do Agronegócio no país. Na Pecuária de Corte, engorda mais de 50 mil animais por ano, em três unidades localizadas na Região Norte de Minas Gerais e em Mato Grosso. Investe sem parar em novas tecnologias, como a parceria que mantém com o Serviço Brasileiro de Certificações (SBC) há quase dois anos, empresa líder de mercado no Sistema Sisbov, protocolo exigido para exportação à Europa, e que atende 780 propriedades e quase dois milhões de cabeças. O SBC também é credenciado para as certificações de Uso de Energia Renovável, Selo da Cadeia de Fornecimento e Protocolo Rúbia Galega, além de possuir acreditação ABNT NBR ISO/IEC 17065:2013 no escopo GLOBALG.A.P. em Frutas, Vegetais e Grãos.

“É um período curto de parceria, mas que já se mostrou muito proveitoso, para todos os atores envolvidos. E a primeira participação do SBC no Dia de Campo foi muito bom. Pudemos conversar sobre o mercado da China e Europa, os selos, a demanda dos consumidores no Brasil e no mundo, os protocolos e as marcas que mais atraem os clientes atuais e como funciona o processo do Sisbov”, explicou Sérgio Ribas Moreira. O executivo do SBC foi um dos palestrantes convidados, ao lado do Médico Veterinário Marcos Mallaco, Gerente Técnico de Bovinocultura da Ceva Saúde Animal; Luis Marcelo, Mestre em Medicina Veterinária e Coordenador de Território da Boehringer Ingelheim Health, e Pedro Veiga, Mestre, Doutor e Pós Doutor em Nutrição e Produção de Bovinos de Corte e Gerente Global de Corte da Cargill Nutrição Animal.

Os quatro profissionais falaram sobre a área de atuação de cada um, em sanidade, nutrição, mercado, agregação de valor com processos de certificação, oportunidades de mercado e exportação. Sérgio Ribas Moreira tratou dos protocolos de certificação, como funcionam o Sisbov e o GlobalG.A.P., os procedimentos com os inventários de animais e a auditoria interna, os protocolos de adesão voluntária, a estrutura instalada do SBC no Brasil, a classificação dos animais no abate, Cota Hilton, o Software de Gestão Integrada SBC, os prazos e a vistoria técnica exigidos, as instruções normativas e o fluxograma de certificação.

E os produtores mergulharam como nunca em novos conhecimentos. Ouviram sobre como funciona uma unidade moderna de terminação, as oportunidades de participar enquanto investidores e parceiros com as indústrias que negociam com altos volumes, a importância de utilizar a melhor dieta possível, conduzir o negócio com uma equipe de excelência de zootecnistas e médicos veterinários, perseguir padrão máximo de sanidade, nutrição, processos de certificação e escala, otimizar a capacidade dos colaboradores e ter atenção máxima com o bem-estar animal.

Tanto entusiasmo vem embalado pela ótima performance da bovinocultura de corte brasileira neste ano. A produção do segmento está crescendo e as exportações podem chegar a 7% de elevação sobre 2018, passando de 1,6 milhão de toneladas. O exigente mercado europeu também sinaliza ótima performance, com possibilidade de incremento entre 10% e 12%, atingindo mais de 120 mil toneladas em 2019. E os programas de certificação de carnes, outro atrativo caminho de fornecimento, já contam com cerca de 60 frigoríficos credenciados espalhados no Brasil, envolvendo aproximadamente cinco milhões de cabeças.

“O panorama realmente é promissor apesar de todas as turbulências internas e externas. Os oito primeiros meses do ano foram ótimos para nosso trabalho e devemos terminar 2019 com um crescimento perto de 15%”, revela Sérgio Ribas. De olho em atender cada vez mais a demanda de pecuaristas e da indústria frigorífica, a empresa vai incrementar a participação em eventos que reúnam os profissionais do segmento. “Estamos participando cada vez mais de dias de campo assim, encontros do segmento, congressos e seminários. Assim como estamos recebendo muitos convites. E queremos estar no maior número deles. A cada ano vêm mais pedidos para darmos palestras e gostamos demais de conferir o que os clientes estão fazendo, contribuir com informações, conferir as novas questões sanitárias e nutricionais, aprender coisas novas, obter informações tecnológicas. Sempre absorvemos muita informação nova, nos aprimoramos, conhecemos mais detalhes sobre todas as áreas do sistema produtivo”, completou Sérgio Ribas Moreira.