Publique

SBC é destaque do ‘Bem da Terra’ – Terra Viva

A atuação do Serviço Brasileiro de Certificações com os produtores de frutas do Brasil que exportam foi destaque nesta sexta-feira no programa ‘Bem da Terra’, do canal Terra  Viva, ligado ao Grupo Bandeirantes. A apresentadora Renata Maron entrevistou o Responsável GLOBALG.A.P. do SBC, Matheus Modolo Witzler, sobre a fruticultura nacional, que hoje é praticada em 2,4 milhões de hectares do território e emprega diretamente seis milhões de pessoas. O país é o terceiro maior produtor mundial, mas só destina ao exterior 2,5% deste total, faturando perto de um bilhão de dólares. Cerca de quinhentos produtores do país são certificados GLOBALG.A.P. para atender o exigente mercado da União Europeia.

Matheus salientou que esse número pode aumentar bastante e que o protocolo é a mais importante certificação internacional de Boas Práticas Agrícolas para exportação de frutas, legumes e verduras. E pode garantir ao fruticultor brasileiro a realização de bons negócios, de forma permanente. “O processo para acessar estes mercados exigentes é simples, mas o produtor deve respeitar todo o protocolo, principalmente no quesito de resíduos, que é um ponto muito sensível para os europeus”, destacou ao final.

O SBC foi criado em 2002, em Botucatu (SP), para trabalhar com SISBOV e atender a demanda de exportação de carne bovina à Europa. Hoje, a empresa é líder de mercado neste sistema, tem presença em onze estados brasileiros e escritórios em Cuiabá, Goiânia, Campo Grande, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, além de representante no Paraná. Trabalha com cinquenta colaboradores e auditores espalhados pelo país. O SBC é credenciado para as certificações SISBOV, Marfrig Club e Tipificação de Carcaça, e ainda alcançou a acreditação pelo Inmetro para GlobalG.A.P.