Roberto Rodrigues é destaque no ENCA 2019!

Está confirmada a presença do Coordenador do Centro de Agronegócios da Fundação Getúlio Vargas e ex-Ministro da Agricultura Roberto Rodrigues no Encontro Nacional das Cooperativas Agropecuárias (ENCA), um dos eventos mais importantes e tradicionais do segmento no país. O ENCA 2019, organizado pelo Grupo Conecta, vai ser realizado nos dias 4 e 5 de junho, no Hotel Royal Palm Hall, em Campinas (SP), reunindo as principais cooperativas e lideranças do setor no país. Roberto Rodrigues, que é Engenheiro Agrônomo, embaixador especial da FAO para as cooperativas e grande defensor do Agro Brasil, vai falar sobre “As perspectivas do Agronegócio Brasileiro”.

Na pauta do Encontro ainda ganham destaque a Aceleração do Crescimento, Governança, Tecnologias Digitais, Finanças e Gestão de Risco nas Cooperativas. Discussões, palestras práticas e inovadoras e networking com grandes players do mercado, como o jornalista e economista Ricardo Amorim; o jornalista Alexandre Garcia; o especialista Max Gehringer, administrador de empresas e articulista da revista Época;

Quase metade (48%) de tudo que é produzido no campo brasileiro sai de uma cooperativa, segundo dados do Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No país, o cooperativismo agropecuário agrega 1.597 instituições e cerca de 180 mil produtores trabalhando por um mesmo objetivo. De acordo com dados da OCB, as cooperativas agrícolas exportaram mais, passando de US$ 5,13 bilhões em 2016 para US$ 6,16 bilhões em 2017, um aumento de aproximadamente 20,07%.

Para a consultora e palestrante Luciana Martins, diretora da MPrado Consultoria, as cooperativas assumem um papel importante na economia do país. “Com a participação de todas as cooperativas em prol de um único objetivo, elas se fortalecem economicamente e ganham mais espaço no mercado, promovendo a competitividade, por se aperfeiçoar em seus modelos de gestão e abraçar as oportunidades no mercado interno e externo. Eventos como o ENCA abordam temas de suma importância para o desenvolvimento das cooperativas que buscam crescer e ajudar o país também a crescer”, avalia.