Publique

Safiras 2017-1 traz primeiras análises genômicas do PMGS

22405524_1606908695998417_7753057560007717007_n

O resultado da edição 2017-1 do Programa de Avaliação e Qualificação de Doadoras Senepol – Safiras foi anunciado na última sexta-feira (13/10) em Lins/SP.

O evento teve abertura do presidente da Associação Brasileira de Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol), Pedro Crosara Gustin, e do criador Júnior Fernandes, que é o idealizador e organizador do Safiras. O resultado da prova foi apresentado pelo pesquisador da Embrapa Gado de Corte, Gilberto Menezes.

Outras palestras do dia foram sobre genômica (ministrada pelo professor da UNESP José Fernando Garcia, ultrassonografia (ministrada pela diretora da DGT Brasil Liliane Suguisawa), consumo de água (ministrada pelo pesquisador da Embrapa Rodrigo Gomes), eficiência alimentar (ministrada pelo representante da Intergados Marcelo Neves Ribas).

No dia 14, o evento ocorreu na fazenda da Grama, em Pirajuí/SP, e teve apresentação dos animais participantes.  Esta é a primeira edição do Safiras que traz uma aplicação prática das ferramentas da Genômica oferecidas pelo PMGS (Programa de Melhoramento Genético da Raça Senepol). “É extremamente necessário o uso adequado e responsável desta nova tecnologia genômica de forma a se tornar realmente útil ao melhoramento genético da raça Senepol no Brasil e, antes de mais nada, aplicável no curral pelo criador.”, destaca o presidente da ABCB Senepol.

A prova é chancelada pelo PMGS e é a primeira a incorporar as avaliações genômicas do programa a seus resultados. De acordo com o presidente da ABCB Senepol, outras provas de avaliação de desempenho chanceladas pela entidade também utilizarão a tecnologia em breve. Está sendo feito o mapeamento do genoma de uma população de 2.500 animais, cujas amostras foram coletadas pela Embrapa Gado de Corte nos últimos 4 anos. “Desta forma poderemos também fazer o mapeamento da verdadeira composição racial do perfil do Senepol produzido no Brasil.”, fiz Crosara.

Resultados genômicos do Safiras

22491694_1605897669432853_4688070160669865157_n

Todos os 263 animais da prova Safiras tiveram o DNA analisado através da ferramenta genômica SNP chip, tendo sido incialmente determinados individualmente os genótipos de cada indivíduo para duas características de relevância econômica para a raça: SLICK (capacidade que um bovino possui de tolerar altas temperaturas do ambiente) e Dupla Musculatura.

No caso do gene SLICK, a maior dos animais analisados apresentou genótipo SS, ou seja, com as duas cópias da alteração positiva no gene SLICK. De maneira geral, o grupo de animais da prova apresentou 80,9 % de frequência do alelo S (positivo) e 19,1 % do alelo s (normal). “No caso da raça Senepol, o gene SLICK pode possuir uma pequena alteração que determina maior capacidade de tolerar altas temperaturas ambientais sem redução da produtividade.

Essa pequena marca é uma das razões do grande sucesso que a raça Senepol obteve ao longo de quase cem anos desde a sua formação. Portanto é desejado que os animais possuam em seu DNA as duas cópias do gene SLICK contendo essa pequena alteração, de tal forma que sejam muito resistentes ao calor e transmitam essa característica a 100% dos seus descendentes.”, esclarece o professor da UNESP e membro do Conselho Deliberativo Técnico (CDT) da raça Senepol, José Fernando Garcia, que ministrou palestra sobre a Genômica durante a reunião final do Safiras.

Em relação à dupla musculatura, a análise constatou que, de maneira geral, os animais analisados apresentaram 90,5 % de frequência do alelo DM (normal – não mutado) e apenas 9,5 % do alelo DM (mutado). Segundo Fernandes, é desejado que os animais não possuam em seu DNA qualquer cópia do gene DM mutado. O gene da Dupla Musculatura é responsável pelo desenvolvimento anormal da massa muscular nos animais por conta da produção do um fator de crescimento de forma incorreta durante a fase embrionária da vida do animal. Sua ocorrência leva ao aparecimento de problemas de manejo devido ao aumento da chance de ocorrência de dificuldade do parto, diminuição no teor de gordura na carne de animais com essa característica.