Prime, filho do Logan, é Grande Campeão!

Chancelada pela ABCZ, avaliação interna é realizada há dez anos para revelar os novos talentos da pecuária brasileira.

Com apenas 19 meses, o tourinho PRIME, filho da revelação da pecuária  LOGAN DA DI GENIO, sagrou-se campeão na categoria elite da 10ª Prova de Ganho em Peso a Pasto (PGP) do Nelore DI GENIO, circuito interno para a identificação dos melhores reprodutores, dos futuros candidatos a doadores de sêmen e das principais matrizes. Participaram desta edição 97 animais da safra de 2017, nascidos entre junho e setembro, filhos de 12 pais diferentes da DI GENIO e de touros renomados de outros criatórios.

Além do PRIME, classificaram-se entre os primeiros colocados os touros PEGASUS (filho do GOLDEN), PIAGET (JOVEM), PASSAT (INGLÊS), PORTENHO (LANDAU) e PROTON (LOGAN) que, com certeza, vão dar o que falar. “Estamos muito satisfeitos com o resultado. Os touros DI GENIO se sobressaíram, foram muito bem nessa prova de ganho de peso tradicional do criatório, que vem sendo realizada há dez anos. Foi uma disputa acirrada”, comemorou Antonio Aurico, gerente do Nelore DI GENIO.

Com duração de oito meses e meio, a PGP é uma prova criteriosa e chancelada pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). Nela, são realizadas avaliações de carcaça por ultrassonografia e verificados quesitos como Ganho de Peso, Perímetro Escrotal (PE) e o EPMURAS, parâmetros fundamentais para a seleção e o melhoramento dos rebanhos do criatório.

A 10ª edição teve início em 1º de julho de 2018, após um período de 56 dias de adaptação. Os animais passaram pela pesagem inicial, que registrou a média de 307 kg. Ao término da prova, no fim de fevereiro deste ano, foram obtidos os seguintes resultados em média: Peso Final de 546 kg, Ganho de Peso de 162 kg, Circunferência Escrotal de 32 cm, Área de Olho de Lombo de 71,89 e Espessura de Gordura de 2,72. Com ótimo desempenho em todos os quesitos, o campeão dessa edição, o touro PRIME, destacou-se também pela espessura de gordura do subcutâneo de 5,01, o que representa quase o dobro da média. “Isso é muito importante, pois ele é um animal que, além da precocidade, tem esse acabamento que chama a atenção”, destaca o gerente do criatório.

No processo de seleção do Nelore DI GENIO, as provas são ferramentas indispensáveis. A PGP reflete a seriedade do nosso trabalho e, dessa prova, já saíram e ainda saem grandes touros para a pecuária. Esse é o nosso objetivo”, acrescenta Antonio Aurico, informando que, além da PGP, o NELORE DI GENIO participa das principais provas de ganho de peso no Brasil. “Trabalhamos em cima do que traz equilíbrio na régua de DEP (Diferença Esperada na Progênie) para fertilidade, desempenho, características de avaliação de carcaça e habilidade materna, com base no PMGZ/Geneplus e no PAINT”, afirma Antonio Aurico.

Sobre o Nelore DI GENIO – Marca reconhecida na produção de touros eficientes, fruto de seleção e de acasalamentos direcionados que identificam promessas da raça, o Nelore DI GENIO também investe em um ótimo manejo e ambiente tranquilo e saudável em todos os espaços do criatório. Com forte pressão de seleção em fertilidade e habilidade materna nas fêmeas, e circunferência escrotal e ganho de peso nos machos, a genética DI GENIO mantém reprodutores nas principais centrais de inseminação do Brasil: LANDAU, LANCHUDO, ORÁCULO e ORPHEU, em coleta na CRV Lagoa; LOGAN, OLDPARR, EFEITO e OPOSITOR, na Alta; JOVEM, na Semex; e JAZIGO, na ABS. Vários touros do criatório foram selecionados pelo Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (PNAT), como o NEPAL (2017) e o OBAMA (2018).

Com propriedades em São Paulo, Mato Grosso do Sul e Rondônia, o Nelore DI GENIO participa das principais provas nacionais de ganho em peso a pasto e dos programas de melhoramento genético PMGZ/Geneplus e PAINT (CRV Lagoa), com o objetivo de produzir animais duplamente certificados. Todo esse trabalho reflete na excelente padronização dos animais.