Publique

Presidente do Grupo Publique ministra palestra na 3ª edição do CNAGRO

Aconteceu nos dias 01 e 02 de junho, no Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN) em Dourados (MS), a terceira edição do Congresso Nacional de Inovações Técnico-Científicas, Inclusão Social e Valor Agregado do Agronegócio – CNAGRO 2016. O presidente do Grupo Publique, Carlos Alberto da Silva, a convite do Selmos Gressler, editor da Revista Agron e organizador do evento, esteve entre os dias 02 e 03 de junho na cidade de Dourados, para participar como palestrante do CNAGRO.

A palestra sobre o Marketing no Agronegócio foi ministrada no dia 02. Âncora do programa Fala Carlão e autor do livro Andanças, o jornalista Carlão da Publique tem muita experiência no segmento rural e participação em tradicionais eventos agropecuários. “Tive o privilégio de encerrar o congresso falando para uma plateia de mais de 200 estudantes da Unigran. Foi muito bom poder dividir com eles um pouco da minha história de vida e de valores como sonho, fé, foco, planejamento, persistência, comunicação e até um pouco de marketing e propaganda. Uma atividade que, sem dúvida, tem me proporcionado grandes alegrias e momentos inesquecíveis”, explicou Carlão da Publique.

Carlos só conhecia o município de Dourados de cruzar a estrada que vai de Campo Grande a Pontaporã e que margeia a cidade. Nessa passagem, pode conhecer um pouco mais seus arredores, ver a pujança de suas terras roxas e observar que os agricultores locais têm à disposição indústrias estruturadas para receber a produção agrícola. Ele conheceu fazendas totalmente equipadas para não só plantar, mas plantar, secar, armazenar e vender com qualidade e rentabilidade.

Carlão destacou que o mais interessante, no entanto, foi descobrir a importância de inspirar pessoas. Selmos contou para ele que decidiu criar sua revista, depois de ouvi-lo palestrar em Campo Grande, há cinco ou seis anos. No dia seguinte de ministrar a palestra, Carlos recebeu de Selmos este depoimento por e-mail “Tive a imensa honra de assistir a sua palestra na Unigran, em Dourados (MS), e fiquei muito tocado com a sua história de vida. Refleti muito quando você falou sobre sonhos. E esse foi o principal motivo para eu cursar Medicina Veterinária. Já tenho outra formação superior e tenho certeza que nunca alcançaria a satisfação pessoal. Parabéns pela palestra dinâmica e que nos induz à reflexão!”

O Congresso, direcionado aos agricultores, pecuaristas, técnicos, gestores e pesquisadores, debateu diversas questões ligadas ao campo e teve como um de seus principais temas discussões ligadas à agropecuária brasileira. Entre eles: melhoramento genético, IATF, integração lavoura pecuária, estratégias para aumento da produtividade da soja, produção consorciada milho-braquiária, sistemas irrigados, marketing, novo código florestal e o CAR (Coeficiente Alimentar Residual), entre outros. De acordo com Selmos, o evento buscou trazer inovação tecnológica, falar sobre sustentabilidade, preservação do meio ambiente. “A importância da agropecuária para a economia brasileira é enorme. Diante desta realidade queremos oferecer aos produtores brasileiros mais uma oportunidade de acesso a informações relacionadas à produtividade, desempenho, gestão e tantos outros assuntos relacionados ao campo”, explicou.

O Congresso teve o apoio de importantes instituições do agronegócio brasileiro e com diversos convidados.

No programa Fala Carlão, edição 417, direto da Fazenda Dourados, Carlão da Publique entrevistou o organizador do CNAGRO e editor da Revista Agron, Selmos Gressler. Ele elogiou a palestra do Presidente do Grupo Publique e fez o convite para o Carlão participar da 4ª edição do CNAGRO que irá acontecer em 2017.

Andanças: a palestra do Carlão da Publique

São 28 anos dedicados à comunicação para o agronegócio como presidente do Grupo Publique e mais de 30 anos trabalhando com marketing e comunicação para o Agro. Carlos Alberto da Silva, muito mais conhecido como Carlão da Publique, traz em sua palestra, um pouco de sua vida e de sua experiência profissional. “Sempre me convidaram para falar sobre a comunicação no agronegócio e falar sobre este setor inevitavelmente é falar sobre minha vida. Depois de um tempo percebi que contar a minha história fazia a diferença para as pessoas, muitos se espelhavam nela e me confessavam isso”, esclarece Carlão.

Formado em jornalismo pela PUC de São Paulo, com especialização em marketing pela ESPM, Carlos Alberto já fez palestras nas convenções nacionais de vendas de empresas e entidades como ASBRAM, DuPont, UCBVET, Bayer, AgroQuima, Matsuda, Alta Genetics. Também já falou para a equipe comercial do Canal Rural e no Fórum Beef Point da FEICORTE. Constantemente é convidado para falar a alunos de comunicação e agronegócios de diversas universidades pelo Brasil afora.

Andanças é o nome da palestra que o jornalista ministra. Nela, ele conta sua história de vida e muito de sua experiência com o setor de agronegócio. “Já fui bóia-fria, bancário, vendedor de publicidade antes de fundar o Grupo Publique, em 1988”. Sempre com um tom de superação, a história de Carlos Alberto se funde à história do Grupo Publique, “o Carlão é a alma da Publique”, comentam seus clientes.

Nascido em Porangaba (SP), Carlão conhece vários países do mundo. Suas andanças foram tantas que o motivaram a criar um site para contar essas aventuras: www.turistaprofissional.com.br, momentaneamente fora do ar para repaginação.

Aliás, Andanças também é o nome da coluna que ele escreveu quinzenalmente durante oito anos para o jornal Folha da Cidade, de Porangaba (SP), sua terra natal, 169 km a oeste da capital. Depois, também levou esta Coluna para a Revista AG Rural. No último dia 04 de maio, durante a EXPOZEBU 2015, Carlos Alberto celebrou seus 30 anos de participação ininterrupta na Feira com o lançamento de seu livro de Crônicas, que, óbvio, chama-se “Andanças”.

Tudo isso é pano de fundo de uma palestra que mistura muitos ingredientes de emoção, razão, trabalho e muita dedicação.

Não é por acaso que plateias de diferentes perfis têm se encantado com as mensagens levadas por Carlão. Sua palestra cai como uma luva, tanto para equipes internas de pequenas, médias e grandes empresas quanto para encantar clientes com sua lição de vida e com sua mensagem de que tanto na vida pessoal quanto nos negócios, o mais importante é estar sempre em estado de “Andanças”.

Outro público que tem saído encantado de suas palestras são estudantes de nível médio e universitários de diversas partes do Brasil.

Mais informações sobre agenda e eventos do palestrante podem ser obtidas pelo telefone (11)9.9105.2030 com Carlos ou por e-mail carlos@publique.com.