ABAG/RP premia jornalistas e estudantes

A Associação Brasileira do Agronegócio da Região de Ribeirão Preto realizou, no dia 22 de novembro, a cerimônia de premiação da 12ª edição do Prêmio ABAG/RP de Jornalismo “José Hamilton Ribeiro”. O evento aconteceu em Ribeirão Preto. Além dos jornalistas e estudantes de jornalismo que concorreram em duas categorias (Profissional e Jovem Talento), associados, parceiros, apoiadores e convidados fizeram questão de participar da cerimônia, já que muitos deles abriram suas portas para a realização dos Ciclos de Palestras e Visitas do Prêmio ABAG/RP.

Neste ano, 126 estudantes de jornalismo, de 11 instituições de ensino parceiras participaram. Este formato, que aproxima os futuros jornalistas das mais diversas cadeias produtivas; e estimula e reconhece os já profissionais que escrevem sobre o agro, tem servido de inspiração para outras associações, como a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (ABAPA), que replicou o modelo no Oeste da Bahia. Nas duas Categorias, foram inscritas 121 matérias. Os profissionais tinham que abordar o Agronegócio Paulista, em qualquer nuance de sua grande diversidade. Para os estudantes não havia tema específico. A única exigência é que tivessem participado de, pelo menos, um dia dos Ciclos de Palestras e Visitas. A maioria escreveu sobre o que viu e ouviu nas atividades que aconteceram na Capital, no litoral e no interior. Para saber mais acesse o site www.abagrp.org.br

Categoria profissional

Modalidade Internet: Igor José Siquieri Savenhago – G1 Ribeirão Preto e Franca
Matéria: “Produtores investem em cultivo de uvas na região de Ribeirão Preto e garrafas chegam até aos EUA”

Modalidade TV: Hellen Crishi Piccolo Santos – Rede Globo (Globo Rural) Matéria: “Células-tronco são esperança no tratamento de cavalos”

Modalidade Revista Impressa: Flávia Alves Amarante – Revista Painel
Matéria: “Amendoim – Declínio e ascensão”

Modalidade Jornal Impresso: Paulo Eduardo Palma Beraldo-  O Estado de S. Paulo
Matéria: “Polo da cana, Piracicaba está virando o ‘Vale do agronegocio’”

Categoria jovem talento

Modalidade Escrita
1° lugar: Rebecca Ribeiro Crepaldi – UNESP/ Bauru
Matéria: “Pesquisa e agricultura se unem para suprir déficit nutricional da população”

2° lugar:  Matheus Batista – Universidade Metodista
Matéria: “O melhor amigo do brasileiro”

3° lugar: Isabel Marinho Pereira – Mackenzie
Matéria: “Mulheres no agro: do campo à industria”

Modalidade Vídeo

1° lugar: Thainan Honorato Fidalgo – Unaerp
Matéria: “Café e Cultura”