Publique

PNAT ultrapassa 82 mil inseminações comunicadas à ABCZ

Na reta final para selecionar os novos reprodutores da sua 7ª bateria, o Programa Nacional de Touros Jovens (PNAT) já ultrapassou a marca de 47,4 mil doses distribuídas gratuitamente em todo o país. Nos últimos três anos, o volume de doses entregues aos rebanhos colaboradores foi elevado, passando de 9.880 em 2014 para 12.040 em 2015. Isso impactou positivamente nas Comunicações de Cobrição (CDC), de Nascimento (CDN) e de Controle de Desenvolvimento Ponderal (CDP) referentes aos animais selecionados pelo programa e seus produtos.
Foram comunicadas à ABCZ no ano passado 31.607 CDCs, 30,8% maior que em 2014. O número de CDNs cresceu 30,19%, chegando a 9.155. Outro impacto foi visto no total de pesagens dos animais oriundos da genética selecionada pelo programa. A ABCZ recebeu informações de 5.782 pesagens, 22,44% superior a 2014. No total, desde que sua primeira bateria em 2010, o PNAT gerou 82.322 CDCs, 21.173 CDNs e 13.588 pesagens.
Para a ABCZ, esse crescimento reflete a confiança do criador na genética dos touros jovens selecionados pelo PNAT. Os filhos desses reprodutores estão alcançando bons desempenhos em provas zootécnicas, como as Provas de Ganho em Peso, e maior valor de mercado.
Os reprodutores PNAT foram aprovados em cinco fases de seleção, partindo de um universo de 60.560 touros pré-classificados na primeira fase. Os animais são das raças Brahman, Gir, Guzerá, Indubrasil, Nelore, Sindi e Tabapuã. As doses de sêmen produzidas por 74 selecionados entre 2010 e 2015 foram entregues a 391 propriedades rurais de 20 Estados do Brasil. Computando apenas os rebanhos colaboradores que receberam sêmen no ano passado, o material genético chegou a 204 propriedades, sendo que 101 delas participaram pela primeira vez do PNAT. A ABCZ nestas 6 edições contou com o apoio das centrais ABS, ALTA, Araucária, Central Bela Vista, CENUB-Central Uberaba, CRI, CRV Lagoa, Joia de Índia, Maya Genética, Nova Índia, Select Sires, Seleon e Semex no congelamento e distribuição do sêmen.
A 7ª edição do PNAT continua com inscrições abertas e terá sua fase final de seleção ocorrendo entre os dias 24 e 25 de agosto, durante a ExpoGenética 2016. O resultado será divulgado no dia 26 de agosto, a partir das 8h, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG). “O PNAT continua com sua proposta original, identificar os melhores machos dentro da safra de todo o país baseados na Avaliação Genética pelo PMGZ, possibilitar durante a ExpoGenética a avaliação conjunta por criadores e técnicos de todo o Brasil e ainda das Centrais de Inseminação, com a distribuição das doses destes touros para rebanhos selecionadores de gado registrado em todas as Unidades da Federação. É um processo contínuo e democrático que está crescendo ano a ano.”, garante Lauro Fraga, gerente de Melhoramento Genético da ABCZ.

Fonte: ABCZ