Publique

PMGS foi debatido na Convenção SCBA, nos EUA

A 42ª Convenção Anual da SCBA (Senepol Cattle Breeders Association) reuniu nos Estados Unidos criadores que selecionam a raça em diversos países. Entre os dias 10 e 14 de setembro, eles conheceram estudos desenvolvidos com o Senepol e as ferramentas de seleção, dentre elas o Programa de Melhoramento Genético da Raça Senepol (PMGS), além de visitarem criatórios norte-americanos.

No dia 10 de setembro, ocorreu o dia de campo no criatório Sacramento Farm – SCR, de propriedade do criador Sebastiao de Aguiar, localizado em Okeechobee, cidade da Flórida. Foram apresentadas todas as etapas de trabalho na seleção da raça. Os participantes também conheceram o centro de performance totalmente computadorizado, onde estão sendo feitas as provas de avaliação de machos e fêmeas.

Segundo o diretor da SCBA  Kadu Vianna Battistella, a Sacramento Farm – SCR é conhecida mundialmente como um dos criatórios mais antigos e importantes da raça Senepol e acaba de aderir ao PMGS. No dia 12, a visita foi na Fazenda de Carl Parker – Parker Senepol, em Huntsville, no Alabama. No local, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a criação extensiva a pasto do gado puro e o trabalho de cruzamento de Senepol com Angus que Parker desenvolve há anos nos Estados Unidos.

No dia 13 de setembro, a consultora da empresa Melhora+, Ângela Bittencourt, ministrou palestra sobre os avanços genéticos do rebanho brasileiro e sobre o programa PMGS. “Foi uma oportunidade de mostrar a experiência do Brasil com o melhoramento genético bovino, as ferramentas de seleção mais utilizadas e aplicação da genômica e seus resultados práticos no campo. Também destaquei a trajetória do Senepol no Brasil e os trabalhos desenvolvidos pela ABCB Senepol em conjunto com o Geneplus/Embrapa”, informa Ângela. Para a palestrante brasileira, conhecer o Senepol selecionado nos Estados Unidos e as ferramentas de seleção utilizadas pelos criadores norte-americanos, assim como a troca de ideias com produtores de outros países, foi uma oportunidade muito interessante.

Durante a palestra, Ângela ainda destacou o lançamento no Brasil do primeiro sumário genômico de touros Senepol do mundo, considerado um divisor de águas para a raça, feito pela ABCB Senepol em parceria com o Geneplus/Embrapa. Outra palestra do dia foi da professora Raluca G. Mateescu, PhD em genômica animal da UF – University Of Flórida, que abordou as pesquisas que estão sendo realizadas dentro do programa genômico e alguns dos resultados obtidos.

A convenção contou com a participação de criadores da Austrália, Brasil, Colômbia, Estados Unidos, Guatemala, Nicarágua, Paraguai, Porto Rico e Uruguai.