Publique

Plataforma AgroRevenda com I2X da Bayer!

A Plataforma AgroRevenda foi uma das mídias selecionadas para acompanhar a etapa de Jaboticabal (SP) dos Encontros I2X, visitas de produtores brasileiros aos campos de teste da nova tecnologia em soja da Bayer, a Intacta 2Xtend. Nesta quinta-feira à noite, a conversa foi com Roberto Minoru Ishimura e Fábio Pessoa, em Ribeirão Preto (SP).

Fábio é o Gerente de lançamento da plataforma e atua na empresa há mais de 14 anos. Roberto é agrônomo, consultor, produtor e diretor da Detec Assessoria Técnica, empresa do setor de consultoria na produção de grãos com forte ação em plantio de soja na rotação com cana-de-açúcar. Ele é um dos vinte experts que atuam junto com a Bayer nas pesquisas de campo.

Nesta sexta-feira,  dia 28, é Dia de Campo para mostrar os resultados e as informações conseguidas com a nova tecnologia em soja. E a participação de 50 agricultores desta região paulista.

A Intacta 2 Xtend é a terceira geração de biotecnologia em soja desenvolvida pela Bayer, que proporciona maior proteção contra as principais lagartas da soja, expandindo seu escopo de defesa contra mais duas espécies relevantes, a Helicoverpa armigera e Spodoptera cosmioides. Somadas às outras quatro que já eram alvo da tecnologia Intacta RR2 PRO.

E ainda permite um controle mais amplo de ervas daninhas. A tecnologia ainda traz uma nova formulação do Dicamba, o herbicida pó-emergente eficiente no controle de plantas como buva, caruaru, corda-de-viola e picão-preto. Ela foi desenvolvida de acordo com as características locais brasileiras.

São 240 áreas de produtores testando a tecnologia, espalhadas pelo Brasil. Cinco hectares em cada uma. Lançamento ao mercado em 2021 e aguardando a aprovação para plantio na China. “É a realidade de produtor. Tempo de sedimentarmos todos os conhecimentos. Vamos treinar dez mil pessoas até o fim do ano. E até chegar a 50 mil em 2020. O que fazemos é uma combinação de fatores que também envolve a indústria de máquinas, por exemplo. Cooperativas, empresas de genética, uma experiência que não é só da Bayer. E agora, mais especificamente com o herbicida Dicamba, Soluções que combatem até 270 espécies de folhas daninhas de folha larga”, explica Fábio Passos, Gerente de Lançamento da Plataforma Intacta 2 XTend.

“É uma melhora de eficácia na aplicação de glifosato porque os plantadores de cana paulistas não querem que as lavouras sejam impactadas. estamos testando tudo. Limpeza de tanque, deriva, uso de bicos, adjuvantes, produtos mais eficazes, manejo, controle nas áreas de reforma de cana. Em 25 anos, nunca vi um trabalho tão minucioso para levar infirmação e conhecimento ao homem do campo. O único beneficiado é o produtor. Vai ser um lançamento feito com muito cuidado”, justifica Roberto Minoru Ishimura.