Publique

Pitangueira ganha Selo Ambiental na Expointer

O Grupo Pitangueira, um dos maiores produtores de arroz do Rio Grande do Sul, por meio dos empreendimentos Granja Pessegueiro, Granja 3 de Outubro, Granja Fundo Grande, Granja Espinilho, Granja Santa Zélia e Granja Chalé, localizados em Itaqui e Maçambará, foram credenciados para receber o Selo Ambiental da Lavoura de Arroz Irrigado do Rio Grande do Sul, Safra 2018 / 2019.

O selo é concedido pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul por intermédio do Instituto Rio Grandense do Arroz (IRGA), com o apoio da Fundação IRGA. A solenidade de entrega vai ser realizada no próximo dia 26, em Esteio (RS), a partir das onze e quinze da manhã, na Casa da RBS, durante a 40ª Expointer.

O selo foi criado para premiar as propriedades rurais que estão adequadas à legislação ambiental e aos preceitos de tecnologias mais limpas. Entre os objetivos da distinção estão promover a sustentabilidade ambiental do sistema de produção de arroz irrigado; desencadear o processo de certificação e rastreabilidade; garantir aos empreendimentos agrícolas reconhecimento quanto ao uso de práticas ambientais e sociais corretas na lavoura de arroz irrigado; melhorar a gestão da propriedade rural, reduzir custos agregados ao processo produtivo e contribuir para agregação de valor ao produto; e incentivar a produção de arroz dentro dos princípios da segurança do alimento.

O diretor do Grupo Pitangueira, Pedro Monteiro Lopes, ainda foi parabenizado pelo uso de Boas Práticas Agrícolas na Produção de Arroz Irrigado. A Pitangueira produz atualmente cerca de 50 mil toneladas de arroz por ano, confirmando sua posição como uma das maiores produtoras do Rio Grande do Sul e uma das principais unidades de beneficiamento e comercialização do arroz gaúcho.

O Arroz Pitangueira é produzido em lavouras próprias, com variedade adequada ao meio e ao mercado, abastecendo várias regiões do Brasil, sempre garantindo alto padrão de qualidade. Grupo Pitangueira também é considerado a marca do Braford Brasileiro. É o segundo maior vendedor de touros taurinos do Brasil e o primeiro da raça Braford. A Pitangueira direciona seu trabalho de seleção para produção de touros, além de produzir a Carne Pitangueira.