Publique

Os novos talentos da NELORE DI GENIO!

Começou, no dia 1º de julho, a 10ª edição da tradicional Prova de Ganho em Peso a Pasto (PGP) do Nelore DI GENIO, circuito interno realizado anualmente para a identificação dos melhores reprodutores, os futuros candidatos a doadores de sêmen e as principais matrizes. Desta edição, participam 98 animais, com idades entre nove e 12 meses, filhos de touros destaques da pecuária nacional.

“Temos na prova 11 filhos do LANDAU, 14 do LOGAN, 12 do LANCHUDO, 5 do JAZIGO, 14 do JOVEM,  6 do GOLDEN, 9 do INGLÊS, 1 do LUBRAX e 1 do INTERADO, todos aqui do Nelore DI GENIO, além de 9 filhos do MERITO FIV VYDA, 7 filhos  do TRUCK DA ALO BRASIL, 6 filhos do REM USP, 1 do MAJOR CAMPARINO, 1 do BAÚ e 1 do NADÃ DA BONS”, informa o Gerente do criatório, Antonio Aurico.

Após 56 dias de adaptação, com início no dia 22 de abril, os animais, nascidos de 23/06/2017 a 21/09/2017, passaram pela pesagem inicial, que teve como resultado pesos entre 251 kg e 391 kg. “É uma variação bem significativa, mas a maioria está acima dos 300 kg de peso vivo. A exemplo das outras edições da prova, neste ano contamos com a participação de muito bons animais. No processo de seleção do Nelore DI GENIO, as provas são ferramentas indispensáveis. Além da PGP, participamos das principais provas de ganho de peso no Brasil. Trabalhamos em cima do que traz equilíbrio na régua de DEP (Diferença Esperada na Progênie) para fertilidade, desempenho, características de avaliação de carcaça e habilidade materna, com base no PMGZ e no PAINT”, conta Antonio Aurico, Gerente do Nelore Di Genio.

O processo de melhoramento e seleção compreende um trabalho concentrado sobre as vacas e a formação de lotes contemporâneos, através de estação de monta bem definida, para extrair, de forma bem confiável, todas as informações de campo. “A partir daí, a fazenda vai selecionando o que tem de melhor.  O objetivo é parir um bezerro por ano. As que vão se posicionando acima da média, tornam-se doadoras. A gente explora bastante a parte reprodutiva. Vai comparando a fêmea no seu grupo contemporâneo para identificar os melhores bezerros. Eles serão touros melhoradores e vão mostrar, ao mesmo tempo, quem serão as doadoras, qual genética a gente vai multiplicar. É o bezerro que vai mostrar qual a régua de DEP da vaca”, detalha Antonio Aurico.

Como a pressão de seleção também foca o temperamento, o resultado é um gado manso, tranquilo. E altamente eficiente. “Também conseguimos as melhores vacas, produtivas, que desmamam bezerros pesados, de qualidade, transmitindo as melhores características. Elas são multiplicadas para tirar a genética que vai abastecer o mercado de touros não só do Mato Grosso do Sul, mas também de todos os estados brasileiros, para disputarmos nas centrais posições dos touros doadores de sêmen e participar das provas de ganho de peso”, completa Antonio Aurico.

Como resultado da 9ª PGP, encerrada em fevereiro deste ano, três garrotes foram selecionados pelas centrais para serem trabalhados na coleta e na comercialização de sêmen: JCDG 9105 ORÁCULO DA DI GENIO, Campeão do CP CRV Lagoa e contratado pela própria central, junto com o Vice-Campeão JCDG 8953 ORPHEU DA DI GENIO, e JCDG 8614 OLDPARR DA DI GENIO, Campeão da 9ª PGP interna do Nelore Di Gênio, contratado pela ALTA GENETICS.

Com duração de oito meses e meio, a PGP do Nelore DI GENIO é uma prova criteriosa e chancelada pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). Nela, são realizadas avaliações de carcaça por ultrassonografia e
verificados quesitos como Ganho de Peso, Perímetro Escrotal (PE) e o EPMURAS, parâmetros fundamentais para a seleção e o melhoramento dos rebanhos. A 10ª PGP do Nelore DI GENIO – que é a 1.643ª PGP Regional da ABCZ – termina no dia 10 de fevereiro de 2019, com a pesagem final.

CP CRV Lagoa 2018

Simultaneamente à 10ª PGP, o Nelore DI GENIO enviou para o Centro de Performance (CP) da CRV Lagoa, em Sertãozinho (SP), 16 bezerros: 3 FILHOS DO GOLDEN, 2 DO INGLÊS, 2 DO LANCHUDO, 3 DO LANDAU, 3 DO LOGAN e 1 DO 3416, todos filhos de touros da DI GENIO; além de 1 FILHO DO REM USP e 1 DO TRUCK DA ALO BRASIL.

“Foi de lá que vieram touros como o Oráculo e o Orpheu. A base dos animais do Nelore DI GENIO que vão para as centrais para a coleta de sêmen é de touros que saem dessas avaliações, que participaram de provas de ganho de peso, a exemplo do EFEITO, do GOLDEN, do JAZIGO, do LANCHUDO, do LOGAN. E isso dá uma consistência muito grande para quem compra e para quem usa o sêmen, principalmente na hora da coleta. É essa base muito boa de seleção que garante a qualidade superior dos filhos dos touros Nelore DI GENIO”, assegura Antonio Aurico.

Sobre o Nelore DI GENIO

Marca reconhecida na produção de touros eficientes, frutos de acasalamentos direcionados e de seleções que identificam promessas da raça, o Nelore DI GENIO também investe em um ótimo manejo e ambiente tranquilo e saudável em todos os espaços do criatório. Com forte pressão de seleção em fertilidade e habilidade materna nas fêmeas e circunferência escrotal nos machos, a Genética DI GENIO mantém reprodutores em todas as principais centrais de inseminação do Brasil, a exemplo do touro LANDAU DA DI GENIO, em coleta na CRV Lagoa, e do LOGAN DA DI GENIO, na Alta Genetics, dois dos maiores produtores de sêmen do País.

Com propriedades nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Rondônia, participa das principais provas nacionais de ganho em peso a pasto e dos programas de melhoramento genético da ABCZ (PMGZ) e do PAINT (CRV Lagoa), com o objetivo de produzir animais duplamente certificados. Todo esse trabalho reflete na excelente padronização dos animais, que possibilitou a conquista do tricampeonato de melhor criador da raça Nelore de Mato Grosso do Sul nos anos 2011, 2012 e 2013.