Qualidade DI GENIO no PNAT 2018!

Fase final do Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens será realizada durante a Expogenética.

Referência em seleção e na identificação de promessas da raça, o Nelore DI GENIO tem mais um motivo para comemorar: dois de seus animais, OBAMA DA DI GENIO e OCTOGONO DA DI GENIO, estão entre os pré-classificados ao Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens – PNAT 2018. O anúncio foi feito na terça-feira, dia 14, pela Associação Brasileira de Criadores de ZEBU (ABCZ).

“Estamos muito felizes com o resultado, que atesta o trabalho sério e competente do criatório no melhoramento e na seleção da raça. Os dois animais que enviamos para o PNAT foram pré-selecionados. E, o mais importante, são touros filhos de touros da Marca DI GENIO: o OBAMA (JCDG 9200) é filho do INGLÊS e o OCTOGONO (JCDG 9164) é filho do LANCHUDO”, explica Antonio Aurico, Gerente do Nelore DI GENIO.

O PNAT (Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens) seleciona reprodutores zebuínos registrados com idades entre 18 e 30 meses, com exame andrológico positivo para avaliação de suas progênies através do PMGZ, classificados como superiores no Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar.

Os testes de desempenho e eficiência alimentar do PNAT 2018 foram realizados na Fazu, em Uberaba/MG, durante 93 dias. O índice final é composto por 40% de conversão alimentar residual, 40% de ganho de peso no período, 15% área de olho de lombo e 5%  de acabamento de carcaça.

A fase final de escolha dos Touros PNAT 2018 acontecerá durante a ExpoGenética, realizada entre os dias 18 e 26 de agosto, no Parque Fernando Costa, em Uberaba/MG. Os resultados serão divulgados no dia 24 (sexta-feira), pela manhã.

E o Nelore DI GENIO também estará participando da Expogenética com a exposição de seus touros, progênies e doadoras, legítimos representantes da genética de altíssima qualidade, que poderão ser vistos – e adquiridos.

“Vamos participar com os touros, as doadoras, os filhos e os embriões já produzidos para serem comercializados na Expogenética. São doadoras filhas do Landau, a mãe do Landau e várias mães de touros de centrais, que estarão lá e que terão embriões comercializados”, conta Antonio Aurico, Gerente do Nelore DI GENIO.

Sobre o Nelore DI GENIO – Marca reconhecida na produção de touros eficientes, frutos de acasalamentos direcionados e de seleções que identificam promessas da raça, o Nelore DI GENIO também investe em um ótimo manejo e ambiente tranquilo e saudável em todos os espaços do criatório. Com forte pressão de seleção em fertilidade e habilidade materna nas fêmeas, e circunferência escrotal e ganho de peso nos machos, a Genética DI GENIO mantém reprodutores em todas as principais centrais de inseminação do Brasil, a exemplo dos touros LANDAU e LANCHUDO, em coleta na CRV Lagoa, e LOGAN e OLDPARR, na Alta Genetics, alguns dos maiores produtores de sêmen do País.

Com propriedades nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Rondônia, participa das principais provas nacionais de ganho em peso a pasto e dos programas de melhoramento genético da ABCZ (PMGZ) e do PAINT (CRV Lagoa), com o objetivo de produzir animais duplamente certificados. Todo esse trabalho reflete na excelente padronização dos animais.