OBAMA DA DI GENIO no PNAT 2018!

Resultado do Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens foi divulgado na Expogenética. Representante da genética de altíssima qualidade e do excelente trabalho de melhoramento e seleção do Nelore DI GENIO, OBAMA DA DI GENIO está entre os selecionados para participar do Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens – PNAT 2018. O anúncio foi feito pela Associação Brasileira de Criadores de ZEBU (ABCZ), durante a Expogenética, em Uberaba/MG.

“O PNAT é fundamental dentro do PMGZ, pois ali estão os melhores indivíduos dos principais rebanhos. Este é um programa muito democrático porque participam da avaliação não apenas os técnicos, mas as centrais e os criadores. O conjunto deles é que elege os melhores”, explica Antonio Aurico, Gerente do Nelore DI GENIO.

Nascido em 17/9/2016, OBAMA DA DI GENIO (JCDG 9200) é filho de dois animais do rebanho do criatório  – INGLÊS DA DI GENIO x GELINDA DA DI GENIO.

O PNAT seleciona reprodutores zebuínos registrados com idades entre 18 e 30 meses, com exame andrológico positivo para avaliação de suas progênies através do PMGZ, classificados como superiores no Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar. Neste ano, 117 animais foram inscritos, 53 classificados no teste de eficiência alimentar e 22 selecionados na ExpoGenética, após a inédita apresentação em movimento dos touros e a votação de criadores e técnicos. Também pela primeira vez o Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar (TDEA) foi obrigatório para todas as raças participantes.

“Nossa expectativa para esta edição é ainda maior, já que a prova está tomando outro corpo e, com as atuais mudanças, teremos um programa mais homogêneo. Estamos muito felizes com o resultado, que atesta o trabalho sério e competente do Nelore DI GENIO no melhoramento e na seleção da raça”, destaca Antonio Aurico.

Além da classificação do OBAMA DA DI GENIO no PNAT, o Nelore DI GENIO também obteve excelentes resultados com a exposição de seus touros, progênies e doadoras, que tiveram seus embriões comercializados durante a Expogenética. Dentre os destaques apresentados pelo criatório na Expogenética estavam o touro  revelação da pecuária, LANDAU – um dos maiores doadores de sêmen em coleta na CRV Lagoa – e seus filhos: ORPHEU, vice-campeão do CP da CRV Lagoa em 2017 e contratado, neste ano, pela central; e OPOSITOR, grande premiado nas pistas, que foi Reservado Campeão Júnior Maior na Expogrande 2018 e 3º Prêmio Júnior Maior na Expolondrina 2018, dentre outros títulos, e que já está em coleta na Alta Genetics.

Outro grande produtor de sêmen, LOGAN, participou com seus filhos, como o OLDPARR, Grande Campeão da 9ª edição da Prova de Ganho em Peso a Pasto (PGP) do Nelore DI GENIO, de provas das centrais e com CEIP. ORÁCULO, LANCHUDO, JOVEM, JAZIGO E EFEITO, ao lado de doadoras como GAMAYANA TE PONTAL, mãe do JOVEM, DIMA, mãe do LANDAU, GAVINA, mãe do LOGAN e do OPOSITOR, e EDUCATE, mãe do LANCHUDO, reforçaram o time do criatório no evento.

Sobre o Nelore DI GENIO – Marca reconhecida na produção de touros eficientes, frutos de acasalamentos direcionados e de seleções que identificam promessas da raça, o Nelore DI GENIO também investe em um ótimo manejo e ambiente tranquilo e saudável em todos os espaços do criatório. Com forte pressão de seleção em fertilidade e habilidade materna nas fêmeas, e circunferência escrotal e ganho de peso nos machos, a Genética DI GENIO mantém reprodutores em todas as principais centrais de inseminação do Brasil, a exemplo dos touros LANDAU e LANCHUDO, em coleta na CRV Lagoa, e LOGAN e OLDPARR, na Alta Genetics, alguns dos maiores produtores de sêmen do País.

Com propriedades nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Rondônia, participa das principais provas nacionais de ganho em peso a pasto e dos programas de melhoramento genético da ABCZ (PMGZ) e do PAINT (CRV Lagoa), com o objetivo de produzir animais duplamente certificados. Todo esse trabalho reflete na excelente padronização dos animais.